Santa Casa de Santos implanta sistema RFID no enxoval da Instituição

RFID é um método de identificação automática por radiofrequência.

A Santa Casa de Santos, visando a otimização do gerenciamento de seus enxovais e, melhorando a eficiência no controle e segurança do paciente, implantou o RFID em todo o enxoval de hotelaria.

São eles: Lençóis de cama, maca, berços e toalhas de banho e rosto, entre outros. A identificação de RFID é automática através de sinais de rádio, armazenando todos os dados remotamente através de chips inseridos nas etiquetas.

Com isso, facilita a comunicação de dados, que transmitem a informação a partir da passagem por um campo de indução em 3 aparelhos instalados.

O uso do enxoval contendo RFID, não torna necessária a contagem peça a peça, visto que ao passar pelo ‘portal’, registrará a entrada/saída de todas as unidades, sendo possível o monitoramento de toda a logística de distribuição, recolhimento, envio para a lavanderia e entrega do enxoval higienizado.

Além disso, também é possível controlar remotamente a quantidade de peças enviadas em cada ala do hospital, quantas foram entregues, devolvidas e utilizadas por dia, evitando a constante manipulação manual das peças.

Está previsto para 2021, a implantação do RFID em todo o enxoval cirúrgico e conjuntos privativos.