Santa Casa de Santos celebra o Dia do Médico e homenageia profissionais

Solenidade realizada na noite do dia 15, homenageou médicos que atuaram nos momentos mais críticos do combate à Covid-19.

Para celebrar o Dia do Médico, a Santa Casa de Santos preparou uma cerimônia especial com homenagens que destacaram os profissionais que atuaram na linha de frente do combate à Covid-19 nas fases mais difíceis da pandemia, e também os profissionais com mais de 40 anos de inscrição no Corpo Clínico da Irmandade. Participaram da cerimônia o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o prefeito de Santos, Rogério Santos, e o ex prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, que vieram à Santa Casa de Santos visitar as instalações do SUS.

O provedor Ariovaldo Feliciano parabenizou o Corpo Clínico, e lembrou sobre o envolvimento e comprometimento dos profissionais, que se doaram por completo à assistência dos pacientes, especialmente, nos casos de Covid-19. Atribuiu também o desenvolvimento da instituição a todas as equipes, e falou da conquista de inaugurar em breve o Complexo de Radioterapia com o acelerador linear, e anunciou quanto à realização da primeira cirurgia robótica que deve acontecer ainda esse ano.

O diretor Clínico, Dr. Constantino Kader Conde, representando os mais de 800 médicos da instituição, lembrou sobre a origem do Dia do Médico, e falou sobre o motivo das homenagens desta noite, enfatizando sobre a importância de reconhecer e agradecer toda a dedicação, respeito, humanização e responsabilidade aplicada na prática da medicina.

Para anunciar os médicos homenageados, o superintendente Augusto Capodicasa, chamou atenção para destacar que este ano, em relação à luta contra à Covid-19, foi muito mais difícil do que 2020, e por isso a Instituição preparou esta solenidade especial para os profissionais da linha de frente.

O primeiro médico a ser chamado para receber a homenagem, foi o infectologista, Dr. Sérgio Feijoo Rodriguez, que se emocionou ao receber o “Certificado de Honra ao Mérito no Combate à Covid-19” das mãos do diretor Clínico, Constantino Kader Conde.

Dr. Sérgio Feijoo, com a voz embargada, leu a mensagem contida no certificado, que dizia: “A Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Santos agradece sua excepcional dedicação, compromisso e competência no combate à Covid-19 e, em reconhecimento pela sua atuação, certifica sua louvável participação junto à linha de frente. Seu empenho contribuiu para a superação do hospital diante de todas as adversidades e desafios impostos pela pandemia”.

Após muitos aplausos, Dr. Sérgio Feijoo agradeceu a homenagem, confessando que foi pego de surpresa, e que ficou muito feliz.

Também receberam certificados de reconhecimento pela atuação na linha de frente de combate à Covid-19, os médicos: Dr. Alex Gonçalves Macedo; Dr. Daniel de Carvalho Lustoza; Dr. Felipe Souza Thyrso de Lara; Dr. João Victor Ventura de Oliveira; Dr. Nilson Moura Gambero; Dr. Philipe Rachas Saccab.

Completando a noite de homenagens, receberam os títulos de “Médico Honorário”, concedido aos profissionais com mais de 40 anos de inscrição no Corpo Clínico da instituição, os profissionais presentes na solenidade: Drª. Jaqueline de Toledo Bonugli; e Dr. João Garcia.

Dr. Constantino Kader Conde, aproveitou o momento para lembrar que o Dr. João Garcia, homenageado com o título de Médico Honorário, por 16 anos foi diretor Clínico da Santa Casa de Santos. “Hoje eu ‘estou’ diretor Clínico, mas durante 16 anos este cargo foi do Dr. João Garcia, que hoje é homenageado”.

Marcaram presença: Membros da Mesa Administrativa, membros dos Conselhos Geral e Deliberativo, diretores, a Pró-Reitora da Unimes, Profª Drª. Elaine Marcílio Santos, e o diretor da Faculdade de Medicina Unimes, Dr. Ricardo Diniz.

Assista os melhores momentos da cerimônia em https://youtu.be/o-i9QyDa37w

E também no Programa Santa Casa e Você especial Dia do Médico https://youtu.be/wRnR0piE5x4

Confira o vídeo de homenagem ao Dia do Médico em https://youtu.be/2y8QxXnRgk8