Programação especial marca celebração da padroeira das Santas Casas.
O Dia de Santa Isabel, padroeira das Santas Casas, foi celebrado com programação especial na Santa Casa de Santos, seguindo a tradição da instituição. Às 9h, o público se reuniu em frente às escadarias para o Hasteamento das Bandeiras e prestigiar a Banda Regimental de Música do CPI 6, que fez uma excelente apresentação com repertório de MPB e animou todos os presentes.
Da sacada da Santa Casa, gestores e membros da Mesa Administrativa e Conselho realizaram o hasteamento das bandeiras, conforme segue: provedor, Ariovaldo Feliciano (Bandeira do Brasil); presidente do Conselho Geral, Orlando Viscardi Junior (Bandeira de São Paulo); vice provedor e presidente da Câmara Municipal de Santos, Carlos Teixeira Filho (Bandeira de Santos); 1º Tesoureiro da Mesa Administrativa, Antonio Carvalho (Bandeira da Santa Casa de Santos); presidente da C.C.Q. , Eliana Lopes Feliciano (Bandeira do voluntariado da CCQ); presidente do voluntariado das Amarelinhas, Aparecida Regina Ramos Santos (Bandeira das Amarelinhas – AVOSC); gestora de Enfermagem, Enfª. Rita Rocha (Bandeira da Enfermagem). Também marcaram presença nos Festejos de Santa Isabel: o mordomo geral, Clóvis Moblize; a vice-presidente do Conselho Deliberativo, Marise Céspedes Tavolaro; o diretor de apoio, Octavio Tavolaro Filho; o diretor clínico, Dr. Constantino Kader Conde; o diretor comercial, Fábio Isoldi; o diretor jurídico, Dr. Aldo Santos Pinto; o diretor técnico, Dr. Alex Macedo; o vice-diretor clínico, Dr. Eloi Moccellin; e o coordenador médico do OS, Dr. Daniel Lustoza.
Na programação interna, o almoço comemorativo contou com a presença do prefeito de Santos, Rogério Santos, e do secretário de Saúde, Denis Vallejo. O provedor Ariovaldo Feliciano fez um discurso destacando as principais entregas realizadas no último ano, como as unidades de internação do SUS e as farmácias satélites. O provedor também falou sobre a aquisição do 2º acelerador linear e o novo Banco de Sangue, que será inaugurado amanhã, dia 5/7.
Para surpresa do prefeito Rogério Santos, o provedor o presenteou com uma maquete da Santa Casa de Santos, em reconhecimento à parceria da instituição com a gestão municipal. Rogério Santos agradeceu o provedor e ficou muito feliz pelo presente e por ter sido escolhido para ter uma peça tão cheia de significado para a região.
No período da tarde, os voluntários fizeram a distribuição de rosas aos enfermos e, às 16h30, aconteceu a procissão luminosa, saindo da frente da Santa Casa de Santos rumo à Capela Santa Isabel.
A missa em louvor de Santa Isabel foi celebrada pelo capelão da Santa Casa, Padre Denilson, e foi aberta à comunidade.
A festividade foi encerrada com a distribuição de pedaços de bolo feita pela Lanchonete Santa Isabel.
Destaque especial para a Toca das Flores que decorou com muito capricho a imagem da Santa Isabel e capela do hospital, além de doar as rosas que foram distribuídas aos enfermos.
Dia do Hospital e Santa Isabel
A tradicional festividade celebra duas datas importantes para a instituição, que além do dia da padroeira (4/7), comemora também o Dia do Hospital (2/7) instituído pelo Decreto nº 50.871/1961, cuja data foi inspirada na inauguração do atual prédio da Santa Casa. Esta é a quarta edificação da história da instituição, inaugurada em 1945 pelo então presidente Getúlio Vargas. Vale lembrar que a Santa Casa de Santos é a unidade assistencial em funcionamento mais antiga do país, sendo fundada por Brás Cubas em 1º novembro de 1543.
Acompanhe as notícias da Santa Casa de Santos pelos canais de comunicação oficiais:
Site: www.santacasadesantos.org.br/portal/
Instagram: @santacasadesantos
Facebook: www.facebook.com/irmandadesantacasadesantos/
Youtube: www.youtube.com/c/SantaCasadeSantos1543/