SAME digital organiza prontuários e garante segurança nas informações

Novo sistema implantado na Santa Casa elimina papéis, otimiza serviço e contribui para o meio ambiente.

O avanço tecnológico chegou no Serviço de Arquivo Médico (SAME) da Santa Casa de Santos, e a partir de 4/10, a organização dos prontuários passou a ser digital, eliminando de vez a necessidade de arquivar inúmeros documentos na forma física. Isso, graças a um programa chamado SAME Digital, da Green - Soluções sem papel, que possibilita fazer a gestão e armazenar todas as informações do prontuário do paciente.

Para garantir a segurança das informações, somente pessoas autorizadas podem consultar os prontuários quando necessário, e todo esse processo possui certificação digital, conforme preconizado pela legislação.

Toda equipe do Serviço de Arquivo Médico da instituição recebeu treinamento oferecido pela Green - Soluções sem papel, e o sistema foi implantado assim que todos os funcionários estavam aptos para executar a nova rotina.

SAME - Serviço de Arquivo Médico e Estatístico

O projeto do Same Digital iniciou em 2021, quando o hospital buscava uma tecnologia que otimizasse os processos e reduzisse a necessidade de espaço físico, garantindo a segurança das informações dos prontuários.

Segundo o coordenador do SAME, Rodolpho Mota, a solução veio como um suporte operacional a fim de otimizar processos e evitar perda de documentos. “O SAME utiliza a solução da Green para digitalizar os documentos e poder disponibilizá-los no software as informações que não nascem eletrônicas ainda”, explica Rodolpho.

O SAME é o serviço responsável pela gestão de documentos das unidades intra-hospitalares, e onde são recebidos cerca de 2.500 a 3.000 prontuários por mês.

Acompanhe a Santa Casa de Santos pelos canais oficiais:

Site: www.santacasasantos.org.br

Instagram: @santacasasantos