Robô Da Vinci Xi chega à Santa Casa de Santos!

Cirurgias robóticas tornam-se realidade para a Baixada Santista em 2022.

A chegada do robô Da Vinci Xi na Santa Casa de Santos na manhã desta quinta, dia 23/12, às vésperas das celebrações de fim de ano, completa o ciclo de inovações realizadas em 2021, um ano marcante para a história da instituição em diversos aspectos.

Em breve a Santa Casa de Santos entregará o 1º Centro Robótico da região, possibilitando a realização de procedimentos complexos com a tecnologia cirúrgica mais avançada do mundo, beneficiando pacientes e cirurgiões, e colocando a saúde da Baixada Santista em novo padrão de qualidade.

Segundo o Coordenador do Projeto Robótico da Santa Casa, Dr. Matheus Miranda Paiva, o hospital já tem programado o primeiro paciente para realizar a primeira cirurgia robótica. Ele destaca que este paciente fez questão de escolher a Santa Casa de Santos para fazer o procedimento.

Para esclarecer mais sobre os procedimentos que podem ser feitos com o robô Da Vinci Xi, o Dr. Matheus Paiva, que é urologista e cirurgião robótico, explica que na maioria das vezes, as cirurgias robóticas são indicadas para o tratamento de câncer, mas a abrangência da técnica é muito mais ampla. Por serem cirurgias minimamente invasivas, a maioria dos pacientes que precisam realizar procedimentos possuem indicação, e é muito raro alguém ter contraindicação para cirurgia robótica, por ser bem menos agressiva do que as outras técnicas.

Nova Santa Casa - história, pioneirismo e modernidade

Recentemente o hospital inaugurou também o Complexo de Radioterapia com o acelerador linear Halcyon, que combina o recurso mais moderno de irradiação (IMRT) atrelado à radioterapia guiada por imagem (IGRT), sendo o único da região com tecnologia capaz de tratar tumores em áreas extremamente delicadas, como os faciais, cerebrais e infantis.

Estabelecida como o hospital mais bem equipado e moderno da região, a Nova Santa Casa coleciona conquistas desde quando o provedor Ariovaldo Feliciano assumiu a gestão da instituição.

Em um período de tantas adversidades, a Santa Casa de Santos superou os desafios impostos pela pandemia, confirmou sua posição de destaque na saúde da região, e hoje comemora a excelência alcançada, oferecendo uma das maiores e mais completas retaguardas assistenciais do estado de São Paulo.

Confira o vídeo da chegada do robô Da Vinci Xi https://www.youtube.com/watch?v=oTZSyJXSYyI