Ressecção de tumor de orofaringe por via robótica

Cirurgia robótica transoral permite acesso menos agressivo, sem necessidade de serrar mandíbula.

A primeira cirurgia robótica transoral (TORS Transoral Robotic Surgery) para ressecção de tumor de orofaringe da Baixada Santista aconteceu no dia 26 agosto, e foi um sucesso. O paciente teve alta no dia seguinte ao procedimento, e passa bem.

A cirurgia de altíssima complexidade foi feita pelos médicos cirurgiões de Cabeça e Pescoço, Dr. Rogério Dedivitis e Dr. André Guimarães, no Centro Robótico da Santa Casa de Santos, e contou com a completa assistência da equipe especializada.

O cirurgião explica que, caso este procedimento não fosse feito por via robótica, seria necessária uma mandibulotomia, ou seja, precisaria serrar a mandíbula do paciente para poder acessar o local do tumor, e depois fazer a reconstituição do osso com placa de titânio. Segundo o Dr. Rogério Dedivitis, a utilização do robô para este tipo de procedimento, além de tornar o acesso menos agressivo, agrega um custo que nesse caso é compensado com outros benefícios, como evitar o uso da placa de titânio, diminuir o tempo cirúrgico e anestésico, e reduzir o tempo de internação.

Único Centro Robótico da região
As cirurgias robóticas são realidade na Santa Casa de Santos desde janeiro deste ano, quando a instituição inaugurou o Centro Robótico. O espaço já está próximo de atingir a marca de 70 procedimentos realizados. A tecnologia considerada a mais avançada do mundo, coloca a Santa Casa de Santos nos patamares dos melhores hospitais do país.

Para mais informações sobre o Centro Robótico da Santa Casa de Santos, contate o Departamento Comercial de segunda a sexta, das 8h às 17h, pelos telefones (13) 32020600, ramais 1813/1825, ou pelo WhatsApp (13) 997722923.

Site: www.santacasadesantos.org.br/portal/

Facebook: www.facebook.com/irmandadesantacasadesantos/