Resultados de Exames  |    Trabalhe Conosco  |    Webmail      Faça sua Doação!

Residentes das especialidades cirúrgicas se formam na Santa Casa de Santos

Noite de emoção marca formatura da turma de Residência Médica na segunda etapa do evento que aconteceu no dia 10/2.

No dia 10 de fevereiro aconteceu a segunda parte da Formatura da turma de Residência Médica da Santa Casa de Santos, desta vez das especialidades cirúrgicas.

O evento aconteceu no consistório da instituição e contou com as presenças da presidente da CCQ representando a provedoria, Eliana Lopes Feliciano; do diretor clínico, Dr. Constantino Kader Conde; do vice-diretor clínico, Dr. Eloi Guilherme P. Moccellin; do coordenador da COREME, Dr. Felipe Souza Thyrso de Lara; do coordenador de ensino, Dr. Maurício Sgarbi; e do professor convidado, Dr. Renan Santos Pinto.

A presidente da CCQ, Eliana Lopes Feliciano, esposa do provedor Ariovaldo Feliciano, fez o discurso de abertura e destacou a importância do momento – “sem dúvidas, temos o sentimento de um dever cumprido. Por mais um ano, a Santa Casa de Santos sagra uma nova turma de médicos especialistas em suas áreas. Médicos que levarão daqui para frente, não só o conhecimento que receberam em prol de seus pacientes, mas também o nome desse hospital que, desde 1543, segue nesta missão de prestar assistência à saúde”, falou.

A seguir, o médico Cirurgião Vascular e professor convidado, Dr. Renan Santos Pinto, saudou os formandos e prestou uma homenagem emocionante ao Prof. Dr. Carlos Henrique de Alvarenga Bernardes, cirurgião vascular falecido em 2022, que sempre enalteceu a responsabilidade de ensinar as ciências médicas. “Há pouquíssimo tempo atrás sentava-me aí onde estão para receber dele meu certificado em Cirurgia Vascular. Dr. Carlos Henrique, para aqueles que não o conheceram, foi o Chefe do Serviço de Cirurgia Vascular deste hospital por nada menos do que 30 anos. E mesmo já bem debilitado de saúde e com uma idade igualmente avançada, foi até o último dia de sua vida, um médico acima de tudo. Não deixou de fazer atendimentos em seu consultório, nem mesmo quando já combalido por sua doença. Uma semana antes de seu falecimento estava a operar no Centro Cirúrgico e, enquanto esteve internado, todos os dias nos pedia para que lhe déssemos alta, pois tinha seus pacientes para ver. Dr. Carlos deixa saudades a todos que o conheceram, com seu vozeirão e seus bordões, tais como: "Fala"; "Ohhh"; além, é claro de seus carinhosos tapas em nossas costas. E, para mim, ele foi mais que um chefe e um professor, foi um exemplo a ser seguido na medicina. Seu amor por seus pacientes é o que o motivava. Ele amava a medicina e o afligia mais que tudo a perspectiva de deixar de praticá-la. Por isso, seu falecimento, da forma que se deu, na verdade foi uma dádiva a ele que não teve que se ver afastado da sua tão amada medicina”, sintetizou Dr. Renan sobre a importância da trajetória de Dr. Carlos Henrique na vida de todos que o conheceram.

Dando continuidade à cerimônia, foram entregues os Certificados de Conclusão de Residência aos 50 médicos participantes do programa de estágio de doze especialidades dos departamentos cirúrgicos. As entregas foram feitas pelos médicos preceptores de cada especialidade.

A palavra da oradora da turma ficou por conta da Drª. Nicole Lumi Tsukamoto, que lembrou momentos importantes do período de residência médica e agradeceu a presença e participação de todos que contribuíram nesse desenvolvimento - “Fechamos uma grande etapa de crescimento e hoje, com certeza, somos melhores e maiores pessoas do que as que chegaram aqui. No fim, não serão das dificuldades que lembraremos, mas da satisfação em poder ofertar o melhor cuidado para cada vida que passará pelo nosso caminho”, declarou.

Para encerrar o evento, a presidente da CCQ, Eliana Lopes Feliciano, falou em nome da provedoria – “Nossa vida é cheia de desafios a serem vencidos diariamente, mas o mais importante não são as provas pelas quais temos que passar, e sim as escolhas que fazemos. É a partir dessas escolhas que sairemos vencedores. Por isso, mais do que lhes desejar sucesso, desejo-lhes sabedoria em suas escolhas a partir de agora, para que saiam sempre vencedores! Parabéns até aqui pela nobre escolha que fizeram. Nunca desistam de seus ideais, por mais difícil e impossível que possam ser ou parecer”, finalizou Eliana Lopes Feliciano.

O evento de formatura da Residência Médica da Santa Casa de Santos aconteceu em dois dias, dividido por grupos de especialidades. No dia 3/2, o evento foi para os residentes das especialidades clínicas, e no dia 10/2 a formatura foi dos residentes das especialidades cirúrgicas.

 

Acompanhe as notícias da Santa Casa de Santos pelos canais de comunicação oficiais:

Site: www.santacasadesantos.org.br/portal/

Instagram: @santacasasantos

Facebook: www.facebook.com/irmandadesantacasadesantos/

Youtube: www.youtube.com/c/SantaCasadeSantos1543/

 

Compartilhe!
Acesse Nossas Redes Sociais
Faça sua Doação!

Av. Dr. Claudio Luis da Costa, 50
(13) 32020600
provedoria@scsantos.com.br