Provedor Ariovaldo Feliciano participa de evento com o anúncio do Governador Tarcísio de Freitas sobre a nova Tabela SUS Paulista

Evento aconteceu no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo na Cerimônia de 60 anos da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas - CMB

Na última segunda-feira, dia 28 de agosto de 2023, o Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, fez um pronunciamento sobre a nova Tabela do SUS Paulista. A comitiva da Santa Casa de Santos participou do evento e foi composta pelo provedor Ariovaldo Feliciano, presidente da CCQ e esposa do provedor, Eliana Lopes Feliciano, 1º Tesoureiro Antonio Carvalho, Diretor Técnico Dr. Alex Macedo, Diretor Comercial Fabio Isoldi, Vice Diretor Clínico Dr. Eloi Moccellin, o Gerente de Obras Bruno Dantas e representando a Comunicação, o jornalista Bruno Kato.

O anúncio foi feito na cerimônia de 60 anos da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas - CMB. Com isso, o Governo do Estado quer complementar o valor que os hospitais recebem atualmente do Ministério da Saúde pelos procedimentos feitos pelo SUS (Sistema Único de Saúde), com recursos próprios. As mudanças vão beneficiar hospitais e Santas Casas e o investimento do Governo do Estado é estimado em aproximadamente R$2,8 bilhões. Os valores da Tabela SUS não são atualizados há mais de 20 anos. Neste novo projeto, nenhum procedimento ficará sem reajuste e a intenção é aumentar 400% o valor atual que é pago pelo Governo Federal.

O Governador Tarcísio de Freitas, salientou sobre a demora no tempo de espera das filas de procedimentos, mas com o anúncio da Tabela SUS Paulista, as filas irão diminuir e ajudar a população. “ É um feito importante para todos os hospitais que atendem o SUS. É um trabalho em conjunto com os Deputados Estaduais, Federais e com o Secretário de Saúde do Estado, Eleuses Paiva, que têm o mesmo objetivo e lutam pelos direitos da população”. Além disso, o Governador frisou que “Precisamos de cada gestor que está aqui presente, para manter as Santas Casas em funcionamento, que são as que sofrem com o congelamento da tabela SUS e com o sub financiamento da saúde. O hospital filantrópico já está na cultura do cidadão e é fundamental para a saúde de cada cidade paulista. Nós precisávamos de recursos para poder realizar em curto prazo as demandas urgentes da saúde. A Tabela SUS Paulista é o primeiro passo na melhoria da saúde do Estado”.

O provedor Ariovaldo Feliciano, que esteve presente no evento, diz que a nova Tabela SUS Paulista é um marco para a saúde do Estado. “Este dia é histórico e o Governador está olhando com atenção os hospitais que atendem o SUS. Os valores que serão pagos em procedimentos do Sistema Único de Saúde são de extrema importância para o funcionamento da Santa Casa de Santos e principalmente para a população, que se beneficiará com o atendimento rápido e eficiente que podemos proporcionar”. Além disso, Ariovaldo destaca que a Santa Casa de Santos é o maior hospital do Litoral Paulista. “A Santa Casa atende além das nove cidades da Baixada Santista, o Litoral Norte, Sul e Vale do Ribeira. Com a nova Tabela SUS Paulista, podemos atender toda a demanda com mais rapidez e com a qualidade de atendimento que o hospital oferece desde que assumi a provedoria em 2016”.

O Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes destacou que “Chega a ser emocionante o dia como hoje, a questão da saúde que é extremamente importante e que precisa ser olhada com atenção, hoje está recebendo todo o apoio do Governo do Estado. Com esse trabalho, poderemos diminuir as filas de espera por procedimentos que são extremamente importantes para a população”.

O Presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp) Edson Rogatti, ressaltou a importância do comparecimento de todos os representantes dos hospitais filantrópicos. “É um dia histórico e há um fortalecimento dos gestores neste dia importante. As mais de 400 Santas Casas no Estado de São Paulo são a base do SUS e juntos podemos buscar melhorias no atendimento dos pacientes que atendemos diariamente”.

Site: www.santacasadesantos.org.br/portal/
Instagram: @santacasadesantos