Projeto de Reiki completa um ano na Santa Casa

Programa terapêutico é realizado pelo Grupo Vibrando Amor em parceria com o hospital, dentro do projeto de humanização.

O projeto de terapia integrativa que utiliza o Reiki como cuidado complementar no tratamento completou um ano de atuação na Santa Casa de Santos, beneficiando muitas pessoas e contribuindo para o bem-estar de muitos pacientes.

Para marcar o momento, o Grupo Vibrando Amor, idealizador do programa terapêutico, realizou uma sessão especial de atendimento exclusivo para os colaboradores, os quais manifestaram interesse previamente em participar da ação.

A atividade foi realizada no saguão rosa (2ºA), onde as 8 voluntárias do Grupo Vibrando Amor se reuniram e, além ministrar o Reiki, entregaram balas e mensagens positivas para os participantes.

Sobre a experiência vivida neste um ano de atuação no hospital, a voluntária Maristela Selma de Sousa avalia como um período de aprendizado – “apesar de todas as adversidades, o grupo conseguiu se manter conectado e sentir a transformação. Quando a gente quer o bem, as portas vão se abrindo, as coisas se ajeitando e podemos olhar para trás e ver que nos tornamos pessoas melhores”, declara.

Sheila Alves Maria, também voluntária do Grupo Vibrando Amor, conta que durante esse tempo pôde encontrar o sentido de servir o próximo – “No começo, as pessoas ficavam um pouco receosas. Na primeira e na segunda sessão não queriam, mas na terceira já cogitavam que deveria ser legal. E assim foi indo.... O Reiki é uma abertura de caminhos”, conclui.

Além de Sheila e Maristela, também fazem parte do Grupo Vibrando Amor as voluntárias: Ana Cristina; Eliane Granado; Elaine Pataro; Cristiana Lozeski; Rosana Tavares; e Carla Duarte Alonso.

Todas elas se formaram no mesmo curso de Reiki, onde se conhecerem, fizeram amizade e tiveram a ideia do programa terapêutico para o hospital, que tem sido um sucesso na instituição.

Sobre o Reiki

O Reiki é uma terapia integrativa complementar que usa a imposição das mãos para transferir “energia vital universal” para fins curativos.

Esta prática é baseada em conhecimentos orientais tradicionais, e trabalha o ser humano de forma holística (atuando nos níveis emocional, mental e físico), restabelecendo o equilíbrio energético vital.

O Grupo Vibrando Amor começou o projeto na Santa Casa em março de 2023, por intermédio do Centro Integrado de Humanização e, desde então, ministra Reiki todas as quartas-feiras em todas a pessoas que manifestem interesse (pacientes, acompanhantes, colaboradores e visitantes).

É importante destacar que o Reiki não é uma prática religiosa, não é invasivo e não tem contraindicações ou efeitos adversos.

Na área da saúde, a Organização Mundial de Saúde (OMS), passou a reconhecer o Reiki em 2007 como auxiliar no tratamento da dor.  Em 2017, foi introduzido na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) do Ministério da Saúde, sendo oferecido em serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Reiki é uma prática integrativa que visa complementar os tratamentos cientificamente comprovados pelo que a ciência considera como padrão e de alta qualidade na assistência à saúde. Não é uma prática substitutiva de nenhum tratamento convencional e não deve ser, de maneira nenhuma, indicada com a promessa de cura, nem de problemas físicos, nem de problemas mentais.

Acompanhe as notícias do hospital pela Intranet e canais de comunicação oficiais:

Site: www.santacasadesantos.org.br/portal/

Instagram: @santacasadesantos