Projeto de Humanização inclui Reiki como terapia integrativa

Em parceria com voluntários do grupo Vibrando Amor, equipes assistenciais participam do programa terapêutico que visa a saúde do colaborador.

O Centro Integrado de Humanização em conjunto com a Gerência de Enfermagem da Santa Casa de Santos iniciou um projeto de cuidado com o colaborador, utilizando o Reiki – terapia integrativa complementar que usa a imposição das mãos para transferir “energia vital universal” para fins curativos.

Esta prática é baseada em conhecimentos orientais tradicionais, e trabalha o ser humano de forma holística (atuando nos níveis emocional, mental e físico), restabelecendo o equilíbrio energético vital.

A partir deste mês de março, todas às quartas, voluntários do grupo Vibrando Amor virão ao hospital ministrar Reiki nos colaboradores, inicialmente nas equipes assistenciais. Caso acompanhantes e pacientes manifestem interesse, também poderão participar.

É importante destacar que o Reiki não é uma prática religiosa, não é invasivo e não tem contraindicações ou efeitos adversos.

Na área da saúde, a Organização Mundial de Saúde (OMS), passou a reconhecer o Reiki em 2007 como auxiliar no tratamento da dor.  E em 2017, foi introduzido na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) do Ministério da Saúde, sendo oferecida em serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Reiki é uma prática integrativa que visa complementar os tratamentos cientificamente comprovados pelo que a ciência considera como padrão e de alta qualidade na assistência à saúde. Não é uma prática substitutiva de nenhum tratamento convencional e não deve ser, de maneira nenhuma, indicada com a promessa de cura, nem de problemas físicos, nem de problemas mentais.

Acompanhe as notícias do hospital pela Intranet e canais de comunicação oficiais:

Site: www.santacasadesantos.org.br/portal/

Facebook: www.facebook.com/irmandadesantacasadesantos/