Profissionais de enfermagem da Santa Casa de Santos recebem Prêmio Anna Nery

A enfermeira Glicia Luize e o técnico de enfermagem Abraão Sena receberam homenagens pela atuação durante a pandemia.

Em cerimônia realizada na Câmara Municipal de Santos no dia 18 de maio de 2022, dois profissionais de enfermagem da Santa Casa de Santos receberam o Prêmio Anna Nery, concedido aqueles que se destacaram no exercício das atividades durante a pandemia. Os homenageados foram a enfermeira Glicia Luize de Melo Santos, e o técnico de enfermagem Abraão Sena de Siqueira.

A enfermeira Glicia Luize atua na profissão há 7 anos e foi uma das primeiras enfermeiras a assumir a UTI Covid na instituição. Conhecida pelo modo humanizado e dedicado no atendimento, a profissional relembra os momentos mais críticos da pandemia – “Foi muito assustador lidar com tantas perdas...Obter experiência na UTI Covid foi aprender sobre a valorização da vida”, contemporiza.

O técnico de enfermagem Abraão Sena atua na profissão há 2 anos e 6 meses, e também se destaca no atendimento assistencial, recebendo muitos elogios dos pacientes. Do período mais difícil na UTI Covid, Abraão recorda especialmente de um paciente que precisou ser intubado, e mesmo nesta condição, ele conversava com o paciente, na tentativa de fazê-lo reagir. Depois de alguns dias, este paciente despertou e quando viu o técnico Abraão, ficou extremamente agradecido pelas palavras de força, lembrando dele dando apoio emocional. Sem dúvida, este momento o marcou muito, e fez com que ele mantivesse cada vez mais essa humanização e compromisso com o paciente.

O Ato de Outorga do Prêmio Anna Nery foi promovido pelo Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo para homenagear os trabalhadores que se destacaram no exercício profissional neste período de pandemia, que defenderam a vida de todos, abdicando muitas vezes de sua segurança laboral, do convívio em família e muitos de sua própria vida.

As placas das homenagens foram entregues pelo vereador Ademir Pestana, apoiador do evento realizado na Câmara Municipal de Santos.

Representando a Santa Casa de Santos, a gerente de enfermagem Enfª. Alessandra Roberto Conceição Manetta marcou presença e prestigiou os colaboradores homenageados.

Sobre Anna Nery
Anna Justina Ferreira Nery, mais conhecida como Anna Nery ou Ana Néri, foi uma enfermeira brasileira, pioneira da enfermagem no Brasil. É conhecida como "a mãe dos brasileiros".

Veja a solenidade na íntegra em https://www.facebook.com/watch/live/?ref=watch_permalink&v=2883232398636038 ou em https://youtu.be/1SPPjVYjWMA

Seguem abaixo alguns registros do evento, e também dos profissionais de enfermagem homenageados:

Site: www.santacasadesantos.org.br/portal/
Facebook: www.facebook.com/irmandadesantacasadesantos/