Resultados de Exames  |    Trabalhe Conosco  |    Webmail      Faça sua Doação!

Primeiro dia da SIPAT lota consistório

Abertura oficial da programação contou com a participação de mais de 150 funcionários.

A Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho 2023 da Santa Casa de Santos começou nesta segunda, dia 17/4, com palestras que abordaram saúde mental, comportamento e violência.

A abertura oficial contou com as presenças do vice provedor, Carlos Teixeira Filho, da presidente da CCQ, Eliana Lopes Feliciano, do diretor de apoio, Octavio Tavolaro Filho, do diretor comercial, Fábio Isoldi, do médico coordenador das equipes cirúrgicas e vice-diretor clínico, Dr. Eloi Guilherme Moccellin, e da supervisora do RH, Priscilla Marques.

A presidente da CIPA, Fernanda Começanha, agradeceu a presença de todos e destacou que o evento foi organizado com muito cuidado pela comissão, pensando no bem-estar dos colaboradores.

A primeira palestra foi ministrada pela Enfª. Bianca Gobbo, do Setor de Medicina do Trabalho, que falou sobre a violência no trabalho, indicadores do Serviço de Segurança Pública, a influência da pandemia no comportamento da população, e sobre posturas e condutas que minimizam os riscos de situações de violência. “Quem violenta, também pode ter sido violentado”, finalizou.

Em seguida, as integrantes do Grupo Vibrando Amor, Cristiana Lozeski de Oliveira, Rosana Aparecida dos Santos Tavares, Sheyla Ayres Maria, Elaine Pataro Sampaio de Lima, apresentaram o Reiki e explicaram a história da prática e seus benefícios. Também lembraram o trabalho voluntário que tem sido feito com os profissionais de saúde às quartas-feiras no hospital, e convidaram quem tiver interesse a procurar o Centro Integrado de Humanização para receber uma sessão de Reiki.

Para finalizar a manhã de palestras, a coordenadora do Serviço de Psicologia da Santa Casa, Rita Russo, abordou sobre a importância do autocuidado mental, incentivando os participantes à reflexão, e a fazer uma sessão de meditação guiada para relaxamento.

A programação da manhã foi encerrada com o tradicional sorteio de brindes oferecidos pelas empresas patrocinadoras, e durante todo o evento, a massoterapeuta Alessandra Santos realizou sessões de massagem nos funcionários que a procuraram no consistório.

No período noturno, a Enfª. Edna Camilo, da Educação Continuada, abordou sobre a prevenção de acidentes com material perfuro cortantes.

A SIPAT 2023 é organizada pela CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, com apoio da Santa Casa de Santos e patrocínio das empresas parceiras: Abrescas @abrescasoficial , Cacau Show @lojacacaushowsantacasa , Toca das Flores @floriculturatocadasflores , Shopping Roque, Alessandra Santos Massoterapeuta, Amanda Cardoso Joias @amandacardoso_joias, Studio Almoinha @studio_almoinha, Lanchonete Santa Isabel @lanchonetesantaisabel , Recanto da Beleza, Zero13 VAA, Studio Almoinha @studio_almoinha, Auto Center Imigrantes, Tiraentulho, Usimang, JAV Engenharia, Tira Entulho, Clínica Gestar @clinicagestar_ ,  Irmãos Santa Maria.

Esta é 36ª comissão formada por colaboradores eleitos e indicados da Santa Casa de Santos, e tem como presidente Fernanda Começanha; vice-presidente Carlos Alberto Fernandes Clarindo; 1ª secretária Priscylla Mayeda; e como 2ª secretária, Beatriz Bispo da Silva.

PROGRAMAÇÃO DOS PRÓXIMOS DIAS:

Dia 18/04/23 – MANHÃ

9h – “Importância da atividade física para o trabalho e qualidade de vida” – Cesar Meneguini - Analista de Sistemas e atleta amador;

10h – “Prevenção de Acidentes de Trabalho e Trajeto” – Téc. Flávio Leite - Setor de Segurança do Trabalho;

Dia 18/04/23 – NOITE

19h – “Acidentes de Trabalho e suas complicações” – Enf. Sérgio Cardoso - Coordenador do Serviço de Higienização Hospitalar;

Dia 19/04/23 – MANHÃ

9h – “Prevenção de acidentes com material perfurocortante” – Enfª. Nívea de Lima Correia Sbaiti;

10h – “Desafios da construção de relações interpessoais no trabalho” – Analistas de Recursos Humanos, Ana Paula Moyano e Andréia Soares;

11h – “Desafios nutricionais na atualidade : descascar a desembalar” – Nutricionista Gyslaine Cadenazzi - Deptº de Nutrição e Dietética;

Dia 20/04/23 – MANHÃ

9h – “Postura, técnicas de relaxamento e ginástica laboral” - Profª Izabel Seki - Educadora Física do Nasf SUS Guarujá, pós-graduada em Saúde Coletiva, Saúde Mental e Saúde da Mulher, Faixa preta de Jiu Jitsu e Kung Fu, Profª de Yoga, Ginástica Natural, Kettlebel, e Massoterapeuta;

10h – “Saúde Mental na Prática” – Psicóloga Marina Rajabally - Especialista em Pedagogia Empresarial, cursando formação continuada em Neurociência da Saúde e do Comportamento;

11h - ENCERRAMENTO.

 

Acompanhe as notícias do hospital pela Intranet e canais de comunicação oficiais:

Site: www.santacasadesantos.org.br/portal/

Instagram: @santacasadesantos

Facebook: www.facebook.com/irmandadesantacasadesantos/

Youtube: www.youtube.com/c/SantaCasadeSantos1543/

Compartilhe!
Acesse Nossas Redes Sociais
Faça sua Doação!

Av. Dr. Claudio Luis da Costa, 50
(13) 32020600
provedoria@scsantos.com.br