Resultados de Exames  |    Trabalhe Conosco  |    Webmail      Faça sua Doação!

Primeira artroscopia de quadril da região é realizada na Santa Casa de Santos

Estrutura e recursos avançados foram determinantes para a realização do procedimento, que foi feito pelo ortopedista, Dr. Arnaldo Authran, da equipe de quadril da instituição.

Consolidando a tradição de pioneirismo na região, a Santa Casa de Santos realizou nesta quarta-feira, dia 16 de junho, a primeira artroscopia de quadril da região. O procedimento foi realizado pelo médico ortopedista, Dr. Arnaldo Authran, junto com a equipe de cirurgiões do Serviço de Ortopedia e Traumatologia da Santa Casa de Santos, que se dedicaram ao estudo do caso.

O procedimento de ‘artroscopia’ é muito comum em joelho e ombro, mas pelas dificuldades próprias da articulação é mais complexa no quadril, exigindo uma longa curva de aprendizado. Um dos maiores benefícios do procedimento, que é minimamente invasivo, é a rápida e plena recuperação do paciente.

Segundo o médico ortopedista da instituição, Dr. Jeisner Godoy, especialista em cirurgias do quadril, a realização deste procedimento requer recursos específicos, com equipamentos avançados, como o arco cirúrgico com qualidade de imagem, e a mesa cirúrgica com estrutura de tração esquelética apropriada, os quais compõem o parque tecnológico do Centro Cirúrgico da Santa Casa de Santos, e que propiciaram a execução desta artroscopia de quadril, que foi um sucesso.


Pioneirismo em Ortopedia e Traumatologia

O Serviço de Ortopedia e Traumatologia da Santa Casa de Santos faz parte da história do desenvolvimento da especialidade no país, sendo criado em 1939 pelo Dr. Emílio Navajas Filho, conhecido pelo pioneirismo ortopédico em Santos.

Como referência nos estudos da especialidade, o serviço possui um acervo de livros de grande valor histórico, com mais de 800 títulos, sendo o mais antigo datado de 1901, que estão na Biblioteca da Santa Casa de Santos.

A importância deste acervo já foi objeto de interesse do renomado médico ortopedista, Dr. Osvandré Lech, que também é bibliófilo, pesquisador, e autor de mais de 100 capítulos de livros da especialidade, e atual presidente da Internacional Board Of Shoulder Surgery, que esteve no hospital em abril de 2019 para conhecer os livros e o Serviço de Ortopedia e Traumatologia da Santa Casa de Santos.

 

Confira o vídeo do procedimento em https://youtu.be/6jBuWOGlB-g

 

 

Compartilhe!
Acesse Nossas Redes Sociais
Faça sua Doação!

Av. Dr. Claudio Luis da Costa, 50
(13) 32020600
provedoria@scsantos.com.br