Resultados de Exames  |    Trabalhe Conosco  |    Webmail      Faça sua Doação!

Posse da nova gestão da CIPA acontece dia 28/6

Novos integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes realizaram cinco dias de curso preparatório para gestão 2022/2023.

No dia 28 de junho, às 9h, no Consistório da Santa Casa de Santos, acontece a Cerimônia de Posse da CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – gestão 2022/2023. Na solenidade será anunciado o nome do novo presidente da CIPA indicado pela mesa diretiva, como também do vice-presidente eleito pelos cipeiros efetivos.

Para preparar os novos membros da comissão, no período de 20 a 24 de junho de 2022, das 9h às 12h, foi realizado o “Curso de Formação de Cipeiros”.

O conteúdo programático contou com palestras ministradas pelos profissionais da Santa Casa de Santos abordando os seguintes temas: Organização da CIPA e atribuições da comissão (Técnico de Segurança do Trabalho, Michel Bezerra); Princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de controle dos riscos (Técnico de Segurança do Trabalho, Silvio Roberto); EPI – Equipamento de Proteção Individual – uso, conservação e guarda (Técnico de Segurança do Trabalho, Vanessa Feitosa); Estudo do ambiente, das condições de trabalho e riscos do processo produtivo (Técnico de Segurança do Trabalho, Márcia Vieira); Acidente de trabalho e as metodologias de investigação e análise (Técnico de Segurança do Trabalho, Flávio Leite); Noções sobre as legislações trabalhistas e previdenciárias relativas à segurança e saúde no trabalho (Advogado do DEJUR, Dr. Manoel Sebastião); Doenças relacionadas ao trabalho decorrentes das condições laborais, da exposição aos riscos existentes no estabelecimento, e suas medidas de prevenção (Enfª do SESMET, Bianca Gobbo); Noções sobre a inclusão de pessoas com deficiência e reabilitados nos processos de trabalho (Analista de RH, Gabrielly Santiago); e Mapas de Riscos (Técnicos de Segurança do Trabalho, Renato Alejandro e Taís Lionda).

Para abrir a programação, o Técnico de Segurança do Trabalho, Michel Bezerra, explicou sobre a história da CIPA, direitos, deveres e atribuições dos integrantes, plano de atuação na organização, e toda a estrutura ideal de funcionamento da comissão.

Em seguida, o Técnico de Segurança do Trabalho, Silvio Roberto dos Santos, abordou sobre “Higiene no Trabalho” considerando as situações que colocam em risco o colaborador, e que podem ser evitadas por simples medidas preventivas, como o uso de EPIs.

No segundo dia do curso, foi a vez da Técnica de Segurança do Trabalho, Vanessa Cristina Feitosa, falar sobre “Risco de Acidentes e Equipamentos de Proteção”. Ela detalhou sobre os agentes que comprometem a saúde do trabalhador, e os equipamento de proteção adequados para as respectivas áreas de exposição ao risco.

Dando continuidade à programação, a Técnica de Segurança do Trabalho, Márcia Aparecida Vieira, abordou sobre os “Equipamentos de Proteção Individuais - EPIs” utilizados nas áreas, e os motivos por serem diferentes de acordo com a função exercida pelo colaborador.

No terceiro dia de treinamento, o Técnico de Segurança do Trabalho, Flávio Leite, apresentou o tema “Acidente de Trabalho, Metodologia de Investigação e Análise”, e detalhou sobre quais são os acidentes identificados como: típicos, de trajeto, e as doenças do trabalho. Flávio Leite também explicou como são feitas as investigações dos acidentes e as condições e circunstâncias que os ocasionam.

O advogado do Departamento Jurídico, Dr. Manoel Sebastião, deu sequência na programação falando sobre as Legislações Trabalhistas e Previdenciárias e as garantias do Direito do Trabalhador no Brasil, além de esclarecer algumas dúvidas levantadas pelos participantes do curso.

O quarto dia de curso teve a analista de RH, Gabrielly Santiago, que destacou a importância da inclusão dos PcDs no quadro funcional, o cuidado no uso dos termos para se dirigir a estas pessoas, e a política de cotas. Gabrielly também explicou sobre o Programa de Inclusão Profissional criado pela Santa Casa de Santos para qualificar pessoas com deficiência para o mercado de trabalho.

Em seguida, foi a vez da Enfª Bianca Gobbo, do Setor de Medicina do Trabalho, que falou sobre os riscos ocupacionais que os colaboradores estão expostos, exemplificando casos, e tirando algumas dúvidas apresentadas pelos presentes. Ela também falou das ações de promoção à saúde implantadas no Setor de Medicina do Trabalho, como estratégia de redução de danos, e sobre as investigações que são feitas de acordo com os tipos de afastamentos, para excluir possibilidades e atuar diretamente na causa do problema.

Para encerrar o “Curso de Formação de Cipeiros”, os Técnicos de Segurança do Trabalho, Renato Alejandro e Taís Lionda, apresentaram o tema “Percepção de Riscos”, explicando sobre a importância de identificar e codificar os tipos de agentes, sempre com base nas normas regulamentadoras.

Foi aplicada uma atividade prática, e os novos cipeiros foram divididos em dois grupos, cada qual com o desafio de identificar os riscos de duas oficinas: Caldeira e Mecânica.

Após conhecerem os setores e conversarem com os colaboradores das áreas visitadas, os grupos fizeram as identificações dos agentes de risco em um mapa e apresentaram no consistório, para todos os participantes do curso, promovendo um debate esclarecedor e muito positivo.

Assim, foi encerrado o curso dos novos cipeiros, que tomam posse no dia 28/6, às 9h, no Consistório da Santa Casa de Santos.

Todos estão convidados para a cerimônia de posse!


Acompanhe as notícias da Santa Casa de Santos pelos canais de comunicação oficiais:

Site: www.santacasadesantos.org.br/portal/

Instagram: @santacasasantos

Facebook: www.facebook.com/irmandadesantacasadesantos/

Youtube: www.youtube.com/c/SantaCasadeSantos1543/

Compartilhe!
Acesse Nossas Redes Sociais
Faça sua Doação!

Av. Dr. Claudio Luis da Costa, 50
(13) 32020600
provedoria@scsantos.com.br