Aulas específicas para capacitação são preparadas por gestores que também compartilharão experiências vividas na instituição.
O PIP - Programa de Inclusão Profissional criado pela Santa Casa de Santos para capacitar pessoas com deficiência (PcD) para o mercado de trabalho começa nesta sexta, dia 1 de abril, às 14h, e terá abertura com o provedor Ariovaldo Feliciano para dar as boas-vindas aos inscritos.
No conteúdo programático, profissionais de diversas áreas de atuação do hospital prepararam temas específicos para ministrar aos participantes, e também para possibilitar a revelação de habilidades que podem ser melhor trabalhadas e desenvolvidas.
O engajamento de gestores e lideranças nesta fase de planejamento das aulas foi um dos grandes diferenciais para a organização do PIP. Segundo a supervisora do RH, Priscila Marques, “a ideia é que o gestor ‘enxergue’ estes profissionais em suas áreas de atuação, podendo ser um parceiro do RH no que tange à inclusão de PcDs no seu quadro funcional”.
O PIP começa dia 1 de abril e, excepcionalmente, nesta data será no período da tarde. Os demais encontros acontecerão às quartas e sextas, das 8h às 12h.
Confira a relação dos “agentes da transformação” no PIP e seus temas:
• Agricio Ferreira - Diretoria Técnica – “Ética profissional (global) no ambiente hospitalar”;
• Ana Carolina Dias - Departamento de Nutrição e Dietética (DND) – “Nutrição e Dietética no complexo hospitalar”;
• Ana Cristina – Gerência de Enfermagem – “Programa 5S”;
• Ana Paula – Departamento de Recursos Humanos (DRH) - “Técnicas de Feedback”;
• Angela Faustino – convidado externo – “A diversidade no ambiente de trabalho”;
• Arthur Almeida - Departamento de Pessoal (DP) – “Relacionamento Interpessoal”;
• Bianca Gobbo – Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) – “Medicina e Segurança no Trabalho”
• Bruno Gonçalves - Departamento de Manutenção Geral (DMG) – “As áreas da manutenção geral e o seu papel no hospital”;
• Cesar Meneguini – Gerência de Tecnologia da Informação (T.I.) – “Noções de Informática (word, pppt, libre)”;
• Claudia Jacob – Centro Integrado de Humanização – “A humanização no processo da comunicação”;
• Cristiane Mendes - Recepção - “Boas práticas de atendimento ao cliente interno e externo”;
• Cristiny Batalha – Assessoria Administrativa e Financeira – “Inovação de processos”;
• Eduardo Pimentel - Recepção – “Boas práticas de atendimento ao cliente interno e externo”;
• Elsie Bittencourt – Gerenciamento de Resíduos – “Resíduos e meio ambiente”;
• Fabiola Barreiros –Higienização – “Organização e planejamento”;
• Franco Queiroz – SAME – “Competências organizacionais e CHA (conhecimento, habilidade e atitude) ”;
• Márcia Amaro – Higienização – “Trabalho em equipe”;
• Marcia Torelli - Segurança do Paciente – “A segurança do paciente”;
• Maria Vitória – convidado externo – “Boas práticas para um processo seletivo”;
• Nivea de Lima - Educação Continuada - “O profissional da saúde e áreas de atuação hospitalar”;
• Raquel Carvalho - Banco de sangue – “O papel do Banco de Sangue”;
• Reinaldo Silvestre - Diretoria Técnica - “Inclusão social no ambiente de trabalho”;
• Rita Russo – Psicologia – “Inteligência emocional”;
• Rodolpho Clarindo – SAME – “Noções básicas de rotinas administrativas”
• Sérgio Cardoso – CCIH – “O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar”;
• Simone Andrade – Pedagogia – “Comunicação assertiva”
• Simone Sousa – Faturamento – “Gestão do Tempo”;
• Tatiana Garcia - Banco de Sangue - “O papel do Banco de Sangue”;
• Thaiane Augusto - Educação Continuada - “O profissional da saúde e áreas de atuação hospitalar”;
• Thais Bruno - Serviço Social – “A humanização no processo de comunicação”;
• Vanessa Gomes – Departamento de Comunicação - “A importância da Assessoria de Comunicação e as atribuições do departamento”.