Maneiras de cuidado e empatia fizeram parte de conteúdo apresentado pela Drª. Maria Júlia Paes da Silva, professora aposentada da Escola de Enfermagem da USP.
A Santa Casa de Santos promoveu no dia 30/8 a palestra “Comunicação tem remédio”, ministrada pela professora aposentada da Escola de Enfermagem da USP, Drª. Maria Júlia Paes da Silva, que possui mestrado, doutorado e livre docência na área de comunicação interpessoal. Drª. Maria Júlia também é autora dos livros: Comunicação tem remédio; O amor é o caminho - maneiras de cuidar; No Caminho - fragmentos para ser melhor; Liderança em 5 atos, entre outros. O evento foi organizado pelo Núcleo de Segurança do Paciente e Centro Integrado de Humanização e contou com a participação de mais de 150 profissionais de diversas áreas de atuação da instituição.
A abertura do evento foi realizada pelo diretor técnico, Dr. Alex Macedo, que destacou sobre a importância de abordar o assunto, afinal, o objetivo principal do hospital é lidar com vidas e cuidar do ser humano.
Em sua palestra, Drª. Maria Júlia Paes da Silva salienta que a comunicação é a base para as intervenções em saúde e deve ser feita com atenção, inclusive, aos mínimos detalhes, que na verdade podem parecer pequenos, porém são repletos de significados e muito importantes para quem está recebendo o cuidado.
Ela falou sobre a importância do olhar, do toque e do semblante no momento do atendimento. “Gravem bem isso: Comunicação não é ser simpático. Comunicação é ser empático”, destacou.
Drª. Maria Júlia também falou da importância de ouvir o que o outro tem para dizer – “Ouvir não é concordar. Ouvir é oportunidade de compreender”.
Ao término do evento, os organizadores presentearam a professora Drª. Maria Júlia com um vaso da flor Rosa do Deserto, simbolizando sua representatividade.
Acompanhe as notícias da Santa Casa de Santos pelos canais oficiais:
Site: www.santacasadesantos.org.br/portal/
Instagram: @santacasadesantos