Encontro acontece no mês da campanha Setembro Dourado, período escolhido para intensificar a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce.
No dia 13/9, o Serviço de Oncopediatria da Santa Casa de Santos realizou o 2º Simpósio sobre Câncer Infanto Juvenil da Baixada Santista, reunindo especialistas para atualizações sobre o tema e troca de conhecimento. O encontro registrou a participação de cerca de 100 pessoas e contou com os patrocínios das empresas Nestlé Health Sciense e Recodarti.
O capricho na organização do evento foi um destaque à parte. Todos os participantes receberam um kit oferecido pelas empresas patrocinadoras, contendo bloco de anotações, caneta, revista, bombom e uma arte com as mãozinhas de pacientes “carimbadas”, idealizada pela equipe da Oncopediatria, com a seguinte mensagem: “O toque humano pode ser tão poderoso quanto o remédio mais eficaz”.
A abertura do evento foi feita pelo assessor da diretoria técnica, Reinaldo Silvestre, representando o diretor técnico Dr. Alex Macedo.
A primeira palestra foi com a assistente social Cláudia Jacob, do Centro Integrado de Humanização, que explicou quais são os profissionais envolvidos na assistência dos pacientes da Oncologia Pediátrica e detalhou o fluxo de atendimento desde antes da chegada no serviço até o acompanhamento pós alta.
A segunda palestra foi com a médica oncologista pediátrica responsável pelo Serviço de Oncopediatra da Santa Casa, Drª. Fabiola Velarde, que falou sobre os sinais e sintomas do câncer, e a importância do diagnóstico precoce. Drª. Fabiola também explicou que a causa do câncer infanto juvenil ainda é desconhecida.
Em seguida, foi a vez da médica Drª. Laís Perondi falar sobre interpretação de hemogramas e leucemias.
A quarta palestra da manhã foi com a oncologista infantil também do Serviço de Oncopediatria, Dra. Maristela Facholi, explicando sobre os sinais e sintomas dos tumores cerebrais e a importância da realização da tomografia no pronto socorro para o devido direcionamento do caso.
Depois, foi a vez da nutricionista da Santa Casa, Juliana Gonzaga, que explicou sobre a nutrição do paciente oncológico, e da Enfª. Dileiny Geronutti, que falou dos cuidados paliativos em pacientes oncológicos.
Na programação da tarde, aconteceram ainda as seguintes palestras:
Cateteres em oncologia pediátrica e cuidados, com a Dra. Luciane Bastos;
Diagnóstico diferencial de linfonodomegalias, com a Drª. Letícia Soares;
Infecções em pacientes oncológicos, com a Drª. Seila Prado;
E para finalizar, a oncopediatra Drª. Ana Glenda, falou sobre os tumores abdominais.
Setembro Dourado
Setembro é o mês escolhido para intensificar a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil, representado pelo símbolo do laço dourado.
O Setembro Dourado é uma campanha que faz alusão ao Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil (DNCCI), razão pela qual a Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC) criou a campanha supracitada.
Organização: Serviço de Oncologia Pediátrica, Centro Integrado de Humanização e Núcleo de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Santos.
Acompanhe as notícias da Santa Casa de Santos pelos canais oficiais:
Site: www.santacasadesantos.org.br/portal/
Instagram: @santacasadesantos
Facebook: www.facebook.com/irmandadesantacasadesantos/
Youtube: www.youtube.com/c/SantaCasadeSantos1543/