Resultados de Exames  |    Trabalhe Conosco  |    Webmail      Faça sua Doação!

Novembro azul - Cuidar da saúde também é coisa de homem

Evento destacou a importância do diagnóstico precoce e da boa alimentação para o tratamento e prevenção do câncer de próstata.

Nesta quarta-feira (27/11), o setor de Medicina do Trabalho da Santa Casa de Santos promoveu, no consistório da Instituição, a ação "Cuidar da saúde também é coisa de homem" em alusão ao Novembro Azul, mês de prevenção ao câncer de próstata.

A importância da alimentação na prevenção e tratamento do câncer foi a primeira palestra do dia. Ministrada pela nutricionista da Santa Casa, Rita Protásio, a palestrante trouxe dados de uma pesquisa da POF que demonstra a estimativa de ingestão de alimentos com potencial cancerígeno pela população brasileira. "São resultados preocupantes diante da quantidade de pessoas envolvidas e que estão sendo potencialmente prejudicada com a exposição rotineira a alimentos prejudiciais à saúde, como o nitrito, nitrato, caramelo IV e aspartame".

Para prevenir o surgimento do câncer através da alimentação, a nutricionista destacou a importância do consumo de alimentos naturais. "A opção por descascar um alimento ao invés de desembalar é fundamental para uma boa alimentação. Alimentos que vêm da roça, como arroz, feijão, alimentos naturais, além de consumir bastante água, já que nosso corpo é composto 70% de água".

Por fim, Rita trouxe a pirâmide alimentar mediterrânea, que demonstra os principais alimentos a serem consumidos para uma dieta balanceada que ajudam na prevenção de diversas doenças que incluem também o câncer de próstata.

Dando continuidade ao evento, o vice-diretor clínico da instituição, o médico urologista Dr. Eloi Moccellin, explicou sobre sinais e sintomas do câncer de próstata e a importância do acompanhamento de rotina com o urologista. "O urologista é o médico do homem, a mulher se consulta frequentemente com o ginecologista, enquanto o homem pouco vai ao urologista. E isso é uma cultura que estamos mudando aos poucos, mas a adesão ao urologista ainda é baixa".

Dr. Eloi ainda fez questão de desconstruir o grande preconceito que existe com o exame de toque e destacou a importância do procedimento - "O exame de toque dura três segundos, e esses três segundos são muito importantes para detectar o câncer, ainda é a forma mais eficaz de detectar a doença. Quando diagnosticado precocemente, o câncer de próstata tem aproximadamente 95% de chance de cura".

Dr. Eloi finalizou a sua palestra com uma mensagem esperançosa de cura para os mais de 150 colaboradores presentes no consistório da Santa Casa de Santos.

Ao final do evento, a organização realizou o sorteio de brindes aos participantes e presenteou os dois palestrantes com um belo buquê de flores.

Acompanhe as notícias da Santa Casa de Santos pelos canais oficiais:

Site: www.santacasadesantos.org.br/portal/

Instagram: @santacasadesantos

Facebook: www.facebook.com/irmandadesantacasadesantos/

Youtube: www.youtube.com/c/SantaCasadeSantos1543/

Compartilhe!
Acesse Nossas Redes Sociais
Faça sua Doação!

Av. Dr. Claudio Luis da Costa, 50
(13) 32020600
provedoria@scsantos.com.br