Missa celebra os 100 anos de missão das Irmãzinhas da Imaculada Conceição

Celebração acontece na capela da Santa Casa de Santos, dia 9/7, às 16h45, com a presença das Irmãs da Congregação, e representações de Santa Paulina.

Em 9 de julho, às 16h45, Dia de Santa Paulina, na Capela Santa Isabel, da Santa Casa de Santos, será celebrada uma missa que comemora o centenário de vida e missão das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, com a presença das Irmãs da Congregação. A missa será presidida pelo Padre Oscar Vasconcelos de Souza Filho, capelão da Santa Casa de Santos.

Notas históricas sobre os 100 anos da presença das Irmãzinhas da Imaculada Conceição na cidade, diocese e Santa Casa de Santos-SP

A Comunidade Religiosa: Sagrado Coração de Jesus, da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, localizada na cidade de Santos, SP, foi fundada pela então superiora geral, Irmã Vicência Teodora da Imaculada Conceição, no ano de 1922 e permanece aberta e operante até os dias atuais.

No dia 10 de março de 1922, um grupo de sete Irmãs chegou a Santa Casa para ajudar a cuidar das pessoas que passavam pelo hospital. A missão inicial era todo trabalho de administração interna, enfermagem, cozinha, lavanderia, rouparia e assistência espiritual aos doentes.

Em apenas 20 dias de trabalho, já era notável a diferença no serviço hospitalar, principalmente, na parte econômico-administrativa e moral. Quatro anos depois, o número de Irmãs trabalhando no hospital triplicou, havia mais de 60 religiosas em diversos serviços E elas eram bem-quistas por todos.

Em 1928, a cidade de Santos foi atingida por uma catástrofe, com queda de pedras e barreiras nos morros. O hospital sofreu grandes danos com os deslizamentos, mas as Irmãzinhas não abandonaram o posto, permaneceram nessa missão. A vida sempre esteve em primeiro lugar!

Em 1957, elas fundaram a Escola de Enfermagem que funcionou pouco tempo, mas formou ótimas profissionais, irmãzinhas e leigas.

A partir de 1969, deixaram de residir nas dependências do hospital. No entanto, algumas delas continuaram como funcionárias, dando assistência às pessoas doentes. Mesmo depois da saída da missão na Santa Casa, no início dos anos 80, as Irmãs continuaram sua missão junto aos mais necessitados, principalmente na área da saúde.

Em 1984, fundaram e dirigiram por muitos anos, o curso superior de Enfermagem, dentro da Universidade Católica UNISANTOS. Também deram início a Pastoral da Aids na cidade, onde atuaram por cerca de 25 anos, além de muitos outros serviços missionários, cuidado da população santista.

Santos foi a cidade onde desembarcou Santa Paulina, quando ela veio de Santa Catarina à São Paulo, em 1903. É importante dizer que, Santa Paulina, em pessoa, esteve por duas vezes visitando essa comunidade, no ano de 1932, e se alegrou com o bonito trabalho das Irmãs. Paulina é a fundadora da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição e foi canonizada pelo Papa João Paulo II, em 2002, tornando-se a primeira Santa do Brasil.

Para mais informações e organizações de entrevistas, entrar em contato com:
Ir. Neusa Santos, Jornalista responsável pela assessoria do evento
(11) 94273-4023

Acompanhe as notícias da Santa Casa de Santos pelos canais de comunicação oficiais:

Site: www.santacasadesantos.org.br/portal/

Instagram: @santacasasantos