Médicos da Santa Casa são homenageados em jantar especial

Hospital celebra Corpo Clínico em evento alusivo ao “Dia do Médico”.

Para homenagear os médicos da instituição, a Santa Casa de Santos organizou um jantar especial no dia 27/10, no Restaurante Executivo, com a presença dos membros da Mesa Administrativa, Conselhos Geral e Deliberativo, Corpo Clínico, Diretorias, gestores e médicos coordenadores dos serviços.

Também marcaram presença o secretário de Saúde de Santos, Dr. Adriano Catapreta, a reitora da Unimes, Drª. Renata Viegas, a pró-reitora da Unimes, Drª. Elaine Mancilha, e o diretor da Faculdade de Medicina da Unimes, Dr. Ricardo Diniz.

Todos os detalhes do evento foram organizados pessoalmente pela presidente da CCQ e esposa do provedor, Eliana Lopes Feliciano.

O jantar foi preparado pelo presidente do Conselho Geral e gastrônomo, Orlando Viscardi Júnior. Foram servidos como entrada mix de folhas com nozes, damasco, manga, queijo feta e tomate cereja; e cuscuz marroquino com camarão. Como prato principal foi servido papilote de Salmão na cama de aspargos e cogumelos Paris acompanhado de arroz com brócolis e batatas sauté. Para sobremesa, foi servido sorvete de creme com calda quente de brigadeiro.

O provedor Ariovaldo Feliciano abriu a noite de homenagens, destacando o envolvimento do Corpo Clínico e a importância dos profissionais. Ele lembrou a situação que a Santa Casa se encontrava quando assumiu a instituição e a ajuda que recebeu dos Irmãos da Maçonaria, Corpo Clínico e também dos colaboradores. Ariovaldo Feliciano contou sobre o recente encontro com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, momento em que levou muitas reivindicações do hospital. Segundo o provedor, Geraldo Alckmin afirmou que a saúde da Baixada Santista não vive sem a Santa Casa de Santos, além de destacar que muitos hospitais se espelham no modelo da instituição.

Para encerrar seu discurso, o provedor falou: “Cumprindo a promessa que fiz quando assumi a provedoria, atualmente a Santa Casa é reconhecidamente um dos hospitais mais modernos do Brasil. Agora, prometo que até o final do meu mandato a Santa Casa de Santos será um hospital modelo para o país”.

O diretor clínico, Dr. Constantino Kader Conde, também discursou e destacou ser uma honra “estar diretor clínico junto com uma equipe representada também pelo vice-diretor clínico Dr. Eloi Moccellin, pela médica coordenadora Drª. Rosilene Morales, e pelo assessor Agrício Júnior, e poder hoje representar e parabenizar todos os colegas de profissão”.

Dr. Constantino Kader Conde aproveitou o momento para convidar todos para uma reflexão e reafirmar o sentimento de compromisso com a vida e bem-estar: “Neste contexto, devemos pensar que, se por um lado enfrentamos as deficiências das políticas públicas de saúde e as defasagens das tabelas de honorários, por outro temos a força de um ideal na crença de um futuro melhor, que nos impulsiona no prosseguimento deste caminho que escolhemos trilhar. Neste caminho que mais do que ciência precisamos observar, ouvir, tocar e conversar com os pacientes”, e continuou - “enfatizamos as vitórias e conquistas que são traduzidas nos sorrisos dos rostos daqueles que recuperam a saúde através das habilidades e profissionalismo do nosso Corpo Clínico. Parabéns a todos!!!”, finalizou o diretor clínico.

Em seguida, o provedor Ariovaldo Feliciano fez o sorteio de presentes para os convidados, sendo uma viagem com estadia de 4 dias em Campos do Jordão.

A ganhadora da viagem foi a médica cirurgião de Cabeça e Pescoço, Drª. Sílvia Miguéis Picado Petrarolha.

Seguem os nomes dos médicos contemplados nos sorteios dos outros presentes:

Dr. Ricardo Diniz, diretor da Faculdade de Medicina da Unimes;

Dr. Manoel Ricardo, ortopedista;

Dr. Gabriel Borges Bessa Abdallah Kachab, cardiologista;

Dr. Roberto Higa, cirurgião cardíaco;

Drª. Bruna Giacomelli Moraes, pediatra;

Dra. Aline Martins Soares, intensivista.

Dia do Médico

A escolha da data tem origem Cristã, em homenagem à São Lucas, que nasceu em 18 de outubro do século I d.C.

São Lucas foi médico e passou parte de sua vida dedicada à cura das pessoas.

Chamado de “médico amado” por Paulo, em sua carta aos Colossenses (4:14), Lucas acompanhou São Paulo até seu martírio e permaneceu firme no Senhor até o fim de sua vida. Faleceu aos 84 anos de idade.

A vida de São Lucas inspira a exercício da Medicina, fundamentado no altruísmo e devoção ao próximo.

Berço da Medicina no país

A Santa Casa de Santos serviu para a prática e o ensino da Medicina quase três séculos antes da fundação da primeira faculdade no Brasil. A exemplo da vida de São Lucas, ciência e muito humanitarismo se praticou nas enfermarias desta instituição, que teve como mestres Dr. Cláudio Luiz da Costa e Martins Fontes.

Chamada por Braz Cubas de “Casa de Deus para os Homens”, neste Dia do Médico a Santa Casa de Santos homenageia os profissionais recordando a nobreza do ofício e parabenizando a todos que dedicam suas vidas no cuidado e cura das pessoas.

Acompanhe a Santa Casa de Santos pelos canais oficiais:

Site: www.santacasasantos.org.br

Instagram: @santacasadesantos