Resultados de Exames  |    Trabalhe Conosco  |    Webmail      Faça sua Doação!

Médico referência em Urologia Oncológica e Cirurgia Robótica opera na Santa Casa de Santos

Dr. Marcos Dall Oglio fez procedimento no Centro Robótico do hospital pela primeira vez e pretende voltar em outras oportunidades.

Ontem, dia 7/4, o médico referência em Urologia Oncológica e Cirurgia Robótica, Dr. Marcos Dall Oglio, esteve operando na Santa Casa de Santos pela primeira vez. Também conhecido por ser ex-jogador de futebol do Inter, Dr. Marcos trocou os gramados pela medicina em 1990, e hoje é referência na especialidade, e também participa de treinamentos e auxilia outros especialistas na transição da cirurgia clássica para a robótica.

No procedimento realizado ontem, uma prostatovesiculectomia radical, que consiste na retirada cirúrgica da próstata e vesícula seminais, o profissional contou com a assistência completa do médico Coordenador do Centro Robótico, Dr. Matheus Paiva, e toda a equipe especializada.

Dr. Marcos Dall Oglio se impressionou com toda a estrutura e organização do Centro Robótico da Santa Casa, e principalmente com o auditório criado para treinamento das equipes, onde os alunos e profissionais podem acompanhar o procedimento robótico por um telão, e ver toda a movimentação da equipe cirúrgica através de um vidro inteligente. O especialista afirmou que pretende vir mais vezes.

Procedimentos robóticos e indicações

Para esclarecer mais sobre os procedimentos que podem ser feitos com o robô Da Vinci Xi, o coordenador do Projeto de Robótica da Santa Casa, Dr. Matheus Paiva de Miranda, que é urologista e cirurgião robótico, explica que na maioria das vezes, as cirurgias robóticas são indicadas para o tratamento de câncer, mas a abrangência da técnica é muito mais ampla.

Por serem cirurgias minimamente invasivas, a maioria dos pacientes que precisam realizar procedimentos possuem indicação, e é muito raro alguém ter contraindicação para cirurgia robótica, por ser bem menos agressiva do que as outras técnicas.

As principais especialidades que utilizam a cirurgia robótica são: cirurgia geral, cirurgia de tórax, cirurgia de cabeça e pescoço, ginecologia e urologia. Entretanto, o método também é utilizado em outras especialidades, como cirurgia do aparelho digestivo e bariátrica.

De acordo com o Dr. Matheus Paiva, a cirurgia robótica é o que tem de mais moderno para tratamento cirúrgico do câncer de próstata, pois permite uma rápida recuperação e excelentes resultados funcionais no que se refere à continência urinária e potência sexual, além de ter mínimo sangramento, e o procedimento ser feito por milimétricos furinhos na pele.

Dr. Matheus Paiva é uma grande referência em cirurgia robótica, e disponibiliza muita informação sobre os procedimentos robóticos em sua página do Instagram, em @drmatheuspaiva

Siga também o Dr. Marcos Dall Oglio no instagram @dr.marcosdalloglio


Cirurgia Robótica

As cirurgias robóticas são procedimentos minimamente invasivos, onde braços robotizados realizam pequenas incisões nos pacientes e, com exímia precisão, operam com instrumentos acompanhados de uma câmera. O robô é controlado por médicos cirurgiões especializados, que manipulam o procedimento através de uma mesa de comando, denominada console do cirurgião.

Esta modalidade de cirurgia é considerada amplamente segura e oferece muitos benefícios, como a rápida recuperação do paciente, menor sangramento, menor tempo de internação hospitalar e menor risco de infecções.

Robô Da Vinci Xi

Desenvolvido pela Intuitive, marca líder no segmento de robótica assistida, o sistema cirúrgico do robô Da Vinci Xi possui tecnologia de última geração, que inclui visão 3D de alta definição, instrumentos articulados, em formato modular e adaptável, com maior acesso anatômico, facilidade de uso e integração completa, permitindo um novo padrão de cirurgia minimamente invasiva.

 

Compartilhe!
Acesse Nossas Redes Sociais
Faça sua Doação!

Av. Dr. Claudio Luis da Costa, 50
(13) 32020600
provedoria@scsantos.com.br