Resultados de Exames  |    Trabalhe Conosco  |    Webmail      Faça sua Doação!

Medicina do Trabalho promove campanha de prevenção do câncer de próstata

Ação alusiva ao Novembro Azul terá palestra e sorteio de brindes.

No dia 17/11, às 11h, no consistório da Santa Casa de Santos, o Setor de Medicina do Trabalho em parceria com o Centro Integrado de Humanização promove ação alusiva ao Novembro Azul, com palestra e sorteio de brindes.

O evento é direcionado a todos os colaboradores da instituição e não precisa se inscrever para participar.

A palestra será ministrada pelo médico Urologista e coordenador do Serviço de Urologia, Dr. Eloi Moccellin, que abordará sobre a importância da prevenção do Câncer de Próstata, sintomas da doença e tratamento.

Em seguida, haverá sorteio de brindes oferecidos pelos apoiadores do evento: Lanchonete Santa Izabel; Shopping Roque; Júlia da Natura; Churros do Neguinho e Recanto da Beleza.

Poderão participar do sorteio todos os colaboradores que assistiram a palestra e registraram o nome na lista de presença disponibilizada pela equipe do Núcleo de Ensino e Pesquisa, na entrada do consistório.

Novembro Azul 

Novembro Azul é uma campanha realizada no mundo inteiro durante todo o mês de novembro, visando conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O câncer é um fator de saúde pública mundial. De acordo com especialistas, o Sistema de Informação sobre Mortalidade e dos Registros de Câncer de Base Populacional estima que, para o triênio 2023-2025, são esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil. O câncer de próstata é um dos mais incidentes, com 71.730 mil casos novos, correspondendo a um risco estimado de 67,86 casos a cada 100 mil homens. 

A sua detecção é feita por meio de exame de toque retal (exame de próstata). Os especialistas comentam que o exame é importante para detectar precocemente o aparecimento da doença, bem como problemas na próstata. Outro exame é a dosagem de antígeno prostático específico (PSA) feita por meio da coleta de sangue para medir os níveis de PSA, uma substância produzida pela próstata. Mas ressaltam que é importante que o médico observe, mesmo com os níveis elevados do PSA, a existência de outras condições benignas na próstata. 

Fonte: https://www.gov.br/fundacentro/pt-br/comunicacao/noticias/noticias/2023/novembro/novembro-azul-e-uma-campanha-de-conscientizacao-sobre-a-prevencao-de-cancer-de-prostata

Compartilhe!
Acesse Nossas Redes Sociais
Faça sua Doação!

Av. Dr. Claudio Luis da Costa, 50
(13) 32020600
provedoria@scsantos.com.br