Medicamento de alto custo sem cobertura do SUS, é comprado pela Santa Casa de Santos para tratamento oncológico

Temozolamida é uma ´quimioterapia oral´ usada para tratar tumores cerebrais.

Nesta sexta, dia 18, a espera angustiante pelo medicamento que complementa o tratamento oncológico de Cíntia Pereira Palhas, de 45 anos, chegou ao fim. Ela faz acompanhamento pelo ambulatório de Oncologia do SUS da Santa Casa de Santos e luta contra um tumor no cérebro desde o ano passado. Cíntia deveria começar o tratamento de radioterapia juntamente com o uso do medicamento Temozolamida, o que não aconteceu.

A Temozolamida é um medicamento de alto custo, usado para tratar tumores cerebrais, sem cobertura pelo SUS. Para que os pacientes atendidos pelo SUS possam receber este tipo de medicação, torna-se necessário que o próprio paciente, munido de todas as documentações, prescrições médicas e justificativas, vá a um posto de saúde referenciado e aguarde os desdobramentos da solicitação.

Para facilitar esta rotina dos pacientes oncológicos, a Santa Casa de Santos passou a realizar estas solicitações de medicação pela própria instituição, evitando maior desgaste destas pessoas, muitas vezes tão debilitadas. Para isso, o hospital realiza o pedido de recurso ao Estado por meio do DRS, órgão regulador do governo do Estado de São Paulo.

No caso de Cíntia Palhas, a Santa Casa de Santos realizou a solicitação ao DRS em março, e apesar de ter cobrado uma resposta diversas vezes, não obteve retorno para que pudesse dar andamento no fornecimento deste medicamento.

Diante desta situação, para que a paciente pudesse dar continuidade no tratamento e por respeito à vida, a instituição comprou o medicamento e assumiu o custo e a responsabilidade, que seria do Estado, fornecendo a Temozolamida sem nenhum custo para Cíntia.

A receber a medicação, Cíntia Palhas falou de sua fé em Deus, e da alegria e alívio que estava sentindo. Agradeceu à Santa Casa de Santos, e todas as equipes envolvidas em seu tratamento, em especial aos médicos e farmacêuticos da instituição, e mandou um recado para as pessoas que lutam contra a doença - “Que nunca percam a fé e a esperança!”