Sistema de checagem implantado na Santa Casa de Santos cruza todas as informações da prescrição médica no ato da medicação.
Objetivando maior segurança no processo de medicação, a Santa Casa de Santos está implementando o sistema de checagem beira leito, que consiste na utilização de um dispositivo, que faz a leitura da pulseira do paciente, e cruza todas as informações relacionadas à prescrição médica, no momento da administração do medicamento. O recurso assegura a assistência, e completa o ciclo de rastreabilidade dos insumos para saúde, que já existe no hospital.
Desde 2017, a Santa Casa de Santos conta com logística de suprimentos, com sistema integrado Unihealth e rastreabilidade Datamatrix, e tem a prescrição eletrônica como uma grande aliada no processo de segurança do paciente. O serviço de Farmácia recebe cerca de 1600 prescrições médicas diariamente, e dispensa em torno de 8300 itens/dia.
O sistema de checagem beira leito já está funcionando em 35% das unidades de internação, e a previsão é que até final deste primeiro semestre, todas as unidades hospitalares tenham a ferramenta.