Medicação beira leito assegura a assistência e completa ciclo de rastreabilidade dos insumos

Sistema de checagem implantado na Santa Casa de Santos cruza todas as informações da prescrição médica no ato da medicação.

Objetivando maior segurança no processo de medicação, a Santa Casa de Santos está implementando o sistema de checagem beira leito, que consiste na utilização de um dispositivo, que faz a leitura da pulseira do paciente, e cruza todas as informações relacionadas à prescrição médica, no momento da administração do medicamento. O recurso assegura a assistência, e completa o ciclo de rastreabilidade dos insumos para saúde, que já existe no hospital.

Desde 2017, a Santa Casa de Santos conta com logística de suprimentos, com sistema integrado Unihealth e rastreabilidade Datamatrix, e tem a prescrição eletrônica como uma grande aliada no processo de segurança do paciente. O serviço de Farmácia recebe cerca de 1600 prescrições médicas diariamente, e dispensa em torno de 8300 itens/dia.

O sistema de checagem beira leito já está funcionando em 35% das unidades de internação, e a previsão é que até final deste primeiro semestre, todas as unidades hospitalares tenham a ferramenta.