Maternidade da Santa Casa de Santos

Assistência materno infantil completa nos momentos mais importantes.

A Santa Casa de Santos conta com ampla assistência materno infantil, com Centro Obstétrico, Maternidade e UTI Neonatal, garantindo todo o suporte à gestante, para um parto tranquilo e humanizado, antes e depois do nascimento do bebê.

A instituição segue a Lei Federal Nº 11.108, permitindo à gestante o direito a acompanhante durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto. Também são permitidos o acompanhamento de doula e/ou obstetra que a gestante desejar, bastando apenas realizar um cadastro prévio no hospital.

No momento do nascimento, o contato pele a pele é imediato e o recém-nascido permanece em alojamento conjunto com a mãe desde a sala de parto.  As acomodações são amplas e confortáveis, com equipes multiprofissionais especializadas.

O hospital realiza as vacinas da hepatite B e 1ª dose da BCG, e também os testes do coraçãozinho, olhinho, orelhinha, linguinha e pezinho antes da alta do recém-nascido, garantindo segurança e tranquilidade para toda a família.

A Certidão de Nascimento é emitida durante o período de internação, graças ao serviço de cartório que visita as unidades diariamente.

Para os bebês que precisam ficar um tempinho a mais internados, a Santa Casa oferece um espaço de conforto às mães, e uma sala de ordenha para a coleta do leite materno.

Para mais informações sobre a Maternidade, contate o Departamento Comercial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelos telefones (13) 32020600, ramais 1813/1825, ou pelo whatsapp (13) 997722923.

Orientações para as gestantes no dia do parto e lista de maternidade:

No momento da internação:

• É necessário que a gestante esteja acompanhada de um responsável maior de 21 anos, munida dos seguintes documentos:
  • Relatório do médico solicitante (para partos agendados);
  • RG e CPF (ou CNH) da paciente e do(a) acompanhante responsável;
  • Carteirinha do convênio;
  • Guia de autorização do convênio ou senha (para partos agendados);
  • Carteirinha de pré-natal ou carta do médico. Se for casada e os documentos não estiverem com o nome atualizado, apresentar certidão de casamento;
  • Exames realizados durante o pré-natal.

OBS: Pacientes menores de 18 anos precisam estar acompanhadas da mãe ou pai, com documentos pessoais que comprovem a filiação. A gestante contará também com a presença de um acompanhante 24 horas.

Serviços que o hospital oferece:

• Triagem auditiva;
  • Vacina BCG;
  • Teste do pezinho;
  • Teste da orelhinha;
  • Vacina Hepatite B.

O que precisa ter na mala da maternidade?

Enxoval da mamãe:

• 2 camisolas adequadas para amamentação (com abertura);
  • 1 roupão ou robe;
  • 1 cinta pós-parto indicada pelo médico;
  • 2 sutiãs adequados para amamentação;
  • 3 ou 4 calcinhas de costura alta, confortáveis para o pós-parto;
  • Chinelos para o banho e quarto;
  • Mala de bebê fechada, e saquinhos para dispensar roupas utilizadas;
  • Produtos de higiene como: sabonetes, escova de dentes, escova de cabelo, shampoo, condicionador e creme hidratante.

Enxoval para o bebê:

• 5 macacões;
  • bodiescom calça;
  • 3 toquinhas de RN;
  • 3 pares de meia;
  • 3 pares de luvas;
  • 1 pacote de fralda para recém-nascidos;
  • Produtos para higiene do bebê: uma toalha RN, shampoo e sabonete neutros;
  • Jogo de lençol e cobertor para berço são opcionais.

Assista o "Minuto Santa Casa" sobre a Maternidade https://youtu.be/f651F-cQNfo

Site: www.santacasadesantos.org.br/portal/