Marcadores fluorescentes auxiliam no monitoramento da higiene

Novo recurso implantado pelo Serviço de Higienização da Santa Casa garante a qualidade assistencial e a segurança dos pacientes.

O Serviço de Higienização Hospitalar da Santa Casa de Santos iniciou no dia 3 de fevereiro a implementação do processo de limpeza de ambientes e superfícies com a utilização de marcadores fluorescentes.

Por meio de parceria com a Center Limp, o novo recurso permite o monitoramento da higiene de forma eficaz e minuciosa, garantindo a segurança dos pacientes.

O marcador fluorescente é um líquido transparente, de secagem rápida, que ao ser aplicado em superfícies altamente tocadas, após sua secagem possibilita a visualização de resíduos com a utilização da luz ultravioleta (UV).

O produto é removido facilmente com a higienização da superfície, e aplica-se a luz UV para confirmar a remoção completa da substância e resíduos.

Segundo a Coordenadora do Serviço de Higienização Hospitalar, Enfª. Fabiola Barreiros, “a utilização do produto facilita a agilidade da avaliação e objetividade do resultado, proporcionando feedback imediato à equipe, e possibilitando o aprimoramento das práticas e desenvolvimento de ações educativas com oportunidade de melhoria”, conclui.