Nova modalidade de diálise melhora qualidade de vida dos pacientes renais crônicos.
O Serviço de Nefrologia da Santa Casa de Santos é a maior referência em terapia renal substitutiva da região, e atende pessoas do SUS e convênios de todos os municípios da Baixada Santista.
Objetivando oferecer sempre os melhores recursos em serviços de saúde, a Santa Casa de Santos recebeu no dia 9 de agosto, equipamentos para a implementação de uma nova modalidade de tratamento dialítico denominada hemodiafiltração (HDF). Todos os profissionais envolvidos estão em fase de treinamento para utilização das novas máquinas.
A HDF é uma evolução da terapia renal substitutiva, cuja tecnologia retira uma série de substâncias não filtradas na hemodiálise convencional.
Com a otimização da filtração do sangue, os efeitos causados pelos tratamentos convencionais, como a desmineralização óssea, anemia, insuficiência cardíaca congestiva e neuropatia, têm uma diminuição muito significativa. Além disso, a HDF também contribui para a redução de internações por intercorrências do tratamento dialítico, e consequentemente melhora expressiva na qualidade de vida dos pacientes.
A HDF e a hemodiálise convencional são tratamentos distintos, portanto a nova modalidade de terapia renal precisa ser avaliada criteriosamente por médico nefrologista, o qual irá indicar o melhor tratamento para cada caso.
Veja o vídeo em: https://youtu.be/78I4f7Us2yU