Mãos limpas salvam vidas

Este é o tema da ação sobre a lavagem correta das mãos dentro do ambiente hospitalar

Na manhã do dia 14 de setembro, a equipe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) da Santa Casa de Santos, em parceria com os Coordenadores de Enfermagem, fizeram uma ação sobre lavagem correta das mãos com a equipe multiprofissional das UTIs do hospital.

Esta campanha tem como o objetivo relembrar os colaboradores que atuam dentro de uma Unidade de Terapia Intensiva, sobre a necessidade da lavagem das mãos com água e sabão para diminuir o risco de infecções hospitalares. Os colaboradores que participaram são: técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos e farmacêuticos.

O passo a passo de demonstração é: Passar o Luminol nas mãos, lavar as mãos com água e sabão utilizando a técnica correta e colocar a mão dentro da caixa com luz negra. Se aparecer alguma mancha branca é necessário lavar novamente, pois é indício de sujeira - o intuito é mostrar o que não consegue ver a olho nu.

De acordo com a Coordenadora de Enfermagem Eliane Nascimento, a ideia é manter essa campanha periodicamente em todos os setores do hospital. “A princípio estamos realizando dentro das UTIs, mas iremos programar para as enfermarias e em toda a Instituição”.

Além dos colaboradores, as equipes também abordaram o tema com os acompanhantes dos pacientes que estavam aguardando o horário da visita. Distribuíram folhetos educativos sobre a lavagem correta das mãos, álcool em gel e também fizeram o passo a passo com álcool em espuma.

Com isso, a instituição promove a melhoria da qualidade assistencial e principalmente a proteção e a segurança de todos.

Site: www.santacasadesantos.org.br/portal/
Facebook: www.facebook.com/irmandadesantacasadesantos/