Manobras de desengasgo são foco de capacitação na maternidade

Serviço de Educação Continuada promove treinamento que visa orientar mães e responsáveis pelos recém-nascidos no momento da alta.

Objetivando promover a assistência de qualidade e manter a equipe de enfermagem sempre atualizada, o Serviço de Educação Continuada da Santa Casa de Santos iniciou esta semana o treinamento com a equipe da maternidade sobre as manobras de desengasgo.

A atividade implementa o “Plano de Alta do RN (recém-nascido) ”, que visa também atender às resoluções de uma lei municipal e da Lei Federal Nº 13722 de outubro de 2018, também chamada Lei Lucas *.

De acordo com a lei municipal, todas as maternidades de Santos devem orientar as puérperas ou responsáveis de recém-nascidos sobre como realizar as manobras de desengasgo, caso exista necessidade.

Para isso, foi criado o protocolo de “Cuidados na alta do recém-nascido”, e o treinamento das equipes de enfermagem objetiva qualificá-las para orientar as mães e responsáveis na hora da alta do RN. Além da orientação, também é entregue um folder ilustrado mostrando o passo a passo das manobras de desengasgo.

Com esta ação, a Santa Casa de Santos contribui para a redução de casos de engasgamento, tornando mais pessoas aptas em como lidar com este tipo de ocorrência.

Veja quais são as manobras de desengasgo, de acordo com as orientações da enfermeira do Serviço de Educação Continuada, Giovana Silva de Castro https://youtu.be/pGNmC8nl9Mc

* A "Lei Lucas" recebeu este nome porque em 2017, uma criança de 10 anos chamada Lucas, estava em um passeio da escola quando engasgou com o lanche e veio a óbito dois dias depois. No momento do engasgo nenhum dos acompanhantes sabia como ministrar os primeiros socorros, e Lucas só foi atendido com a chegada do Samu. Se tivesse recebido os primeiros socorros, Lucas teria sobrevivido.

Compartilhe!
Acesse Nossas Redes Sociais

Av. Dr. Claudio Luis da Costa, 50
(13) 32020600
provedoria@scsantos.com.br