Resultados de Exames  |    Trabalhe Conosco  |    Webmail      Faça sua Doação!

Mais de 300 pessoas participam de ação da Santa Casa de Santos

Campanha de Prevenção da Hipertensão Arterial e Feira de Mudas engajaram a população e foram destaque na imprensa local.

O “Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial” é celebrado em 26 de abril, e a data é instituída pela Lei Nº 10.439/2022 visando conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico preventivo e tratamento da doença. Cumprindo seu papel de responsabilidade com a saúde da população, a Santa Casa de Santos realizou nesta terça (26/4/22), das 10h às 16h, uma ação aberta ao público, com atendimento gratuito para aferição de pressão arterial, orientações da equipe multiprofissional do hospital, e apoio da Faculdade de Enfermagem da Unimes.

No total, 322 pessoas foram atendidas e cerca de 30% dos participantes receberam orientações médicas específicas devido às alterações detectadas na aferição da pressão arterial.

Para chamar mais atenção para a ação, aconteceu também a tradicional Feira de Mudas, onde foram comercializadas ervas medicinais, plantas ornamentais e hortaliças com valores simbólicos. Foram vendidos 364 vasinhos.

Hipertensão Arterial

A hipertensão arterial está relacionada com a força que o sangue faz contra as paredes das artérias para conseguir circular por todo o corpo. O estreitamento das artérias aumenta a necessidade do coração bombear com mais força para impulsionar o sangue e recebê-lo de volta. Como consequência, a hipertensão dilata o coração e danifica as artérias. Tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alterações da visão podem ser alguns dos sintomas relacionados com a hipertensão, entretanto, na maioria dos casos é uma doença silenciosa, por isso é importante verificar a pressão arterial regularmente.

Obesidade, histórico familiar, estresse e envelhecimento estão associados ao desenvolvimento da hipertensão. Em sua grande maioria não tem cura, mas pode ser controlada, e nem sempre o tratamento significa o uso de medicamentos, sendo imprescindível a adoção de um estilo de vida mais saudável, como mudança de hábitos alimentares, redução do consumo de sal e a prática regular de atividade física.

Campanhas de Prevenção Santa Casa de Santos

A Santa Casa de Santos realiza campanhas de prevenção mensais, com atendimento gratuito e temas específicos, que seguem o calendário da saúde. Para saber das programações de campanhas e outras notícias da instituição, acompanhe os canais de comunicação oficiais em:

Site: www.santacasadesantos.org.br/portal/

Instagram:@santacasasantos

Facebook: www.facebook.com/irmandadesantacasadesantos/

Youtube: www.youtube.com/c/SantaCasadeSantos1543/

Confira os registros e o vídeo da ação em https://youtu.be/kROgxpOkfJY

 

Saiu na Mídia

A Campanha de Prevenção da Hipertensão Arterial e Feira de Mudas da Santa Casa de Santos foram destaque na imprensa local. Confira abaixo os links das principais notícias sobre a ação:

TV Tribuna JT 2ª edição 26-4-22
https://globoplay.globo.com/v/10521523/
TV Tribuna JT 1ª edição 26-4-22
https://globoplay.globo.com/v/10520202/
TV Tribuna Bom Dia Região 26-4-22
https://globoplay.globo.com/v/10518471/
TV Santa Cecília Caderno Regional 26-4-22
https://www.youtube.com/watch?v=8wyUCmODPtI do minuto 16:52 a 19:14
Santa Portal 18-04-2022
https://santaportal.com.br/baixada/santos-baixada/santa-casa-realiza-campanha-de-prevencao-da-hipertensao-arterial/
Boqueirão News 26-04-2022
https://www.boqnews.com/agende-se/santa-casa-realiza-campanha-de-prevencao-da-hipertensao-arterial/
Rede NotíciaZ 26-4-22
https://redenoticiaz.com.br/litoralsp/2022/04/26/video-santa-casa-de-santos-promove-campanha-de-prevencao-da-hipertensao-arterial

 

 

 

Compartilhe!
Acesse Nossas Redes Sociais
Faça sua Doação!

Av. Dr. Claudio Luis da Costa, 50
(13) 32020600
provedoria@scsantos.com.br