Maior Complexo de Radioterapia da Baixada Santista é inaugurado!

Acelerador linear Halcyon do serviço é único da região e oferece o melhor tratamento contra o câncer.

A entrega oficial das novas instalações do Complexo de Radioterapia da Santa Casa de Santos aconteceu nesta sexta, dia 26/11. O serviço é o maior da Baixada Santista, com recursos que oferecem o melhor tratamento contra o câncer.

Para oficializar a entrega do novo equipamento, o hospital organizou uma cerimônia com a presença de gestores e autoridades da região. Participaram da solenidade os membros da Mesa Administrativa, provedor Ariovaldo Feliciano, o vice provedor Cacá Teixeira, o superintendente Augusto Capodicasa, o deputado estadual Paulo Corrêa, a prefeita de Santos em exercício Renata Bravo, o secretário de Saúde de Santos, Adriano Catapreta, a diretora da DRS IV Paula Covas.

A cerimônia foi iniciada com um vídeo enviado pelo apresentador Milton Neves, feito especialmente para a ocasião, parabenizando a Santa Casa de Santos e o provedor Ariovaldo Feliciano pela entrega do novo Complexo de Radioterapia.

Com a palavra, o deputado estadual Paulo Corrêa Junior enalteceu a importância da Santa Casa de Santos para a região, e reforçou que continuará trabalhando para trazer tudo que a instituição merece em recursos do Estado.

A prefeita de Santos em exercício, Renata Bravo, destacou a participação da Santa Casa de Santos na pandemia, como principal e maior referência no combate à Covid-19, e aproveitou para fazer um agradecimento especial à instituição: “Se passamos por essa pandemia de forma gloriosa, muito se dá à parceria com a Santa Casa”.

O provedor Ariovaldo Feliciano, em seu discurso, relembrou o momento de quando assumiu a gestão da Santa Casa de Santos, e prometeu um hospital moderno, contrariando as expectativas de muitos que duvidaram. Entretanto, hoje, ao entregar as novas instalações do Complexo de Radioterapia, com o equipamento mais moderno para o tratamento de câncer, e considerando todas as transformações ocorridas durante esta gestão, é evidente confirmar o favoritismo da Santa Casa como melhor hospital da Baixada Santista.

Complexo de Radioterapia

O local conta com mais de 1.500 m2 de área totalmente dedicada ao atendimento de pacientes oncológicos e familiares, com estacionamento e acesso exclusivo pela avenida Francisco Manoel, além de todo o conforto e atenção essenciais para a especialidade.

O espaço foi cuidadosamente decorado, primando pela humanização, com salas acolhedoras, consultórios médicos, sala de observação, serviço de tomografia exclusivo e o principal destaque do complexo – o acelerador linear Halcyon, da Varian Medical Systems, único na região.

O Acelerador Linear Halcyon dispõe de todas as novas tecnologias para o tratamento contra o câncer, e é um dos mais modernos do mercado mundial. O equipamento oferece extrema precisão, e permite com que o médico aplique a dose de radiação no tumor, sem prejudicar as células saudáveis ao redor, preservando tecidos sadios, e o mais importante, com rapidez. Esta precisão é assegurada por um recurso tecnológico chamado RapidArc, atrelado a tecnologia de IGRT, que é a radioterapia guiada por imagem.

O serviço já estava atendendo, para consultas, aos convênios credenciados e procedimentos contratualizados pelo SUS desde o dia 17 de novembro de 2021.
Com o início do funcionamento do novo Complexo de Radioterapia, a Santa Casa de Santos amplia a capacidade de atendimento oncológico da região, proporcionando mais agilidade e eficácia para os pacientes que precisam do tratamento.