Resultados de Exames  |    Trabalhe Conosco  |    Webmail      Faça sua Doação!

Jornada sobre Prematuridade da Santa Casa é sucesso de público

Evento promovido pela Santa Casa de Santos reuniu profissionais e estudantes para capacitação e aperfeiçoamento.

A “I Jornada Multidisciplinar da Prematuridade da Santa Casa de Santos” foi realizada no dia 3 de novembro, com sucesso de público. Cerca de 100 profissionais de saúde e estudantes participaram do evento, que contou com palestras de médicos e enfermeiros que são referência em prematuridade.

O superintendente da Santa Casa, Augusto Capodicasa, abriu o evento destacando a importância dos profissionais trocarem conhecimento e se reunirem para capacitação sobre este tema, que inclui o acolhimento da família em um momento tão importante, que é o nascimento.

A diretora Assistencial, Priscila Sartori, também marcou presença e falou do engajamento da Santa Casa de Santos com a causa da prematuridade, e destacou sobre o trabalho desenvolvido na maternidade da instituição, de onde todos os bebês recebem alta com todas as vacinas e testes realizados, um grande diferencial na assistência pediátrica.

A neonatologista e organizadora do evento, Drª. Marilene K. Martins, antes de chamar o primeiro palestrante, apresentou o vídeo produzido pela Comunicação da Santa Casa, que mostra um pouco da atuação dos profissionais da UTI Neonatal, e emocionou o público. Drª. Marilene K. Martins agradeceu a presença de todos, e falou sobre o apoio recebido para a realização do evento, que contou com Coffee Break oferecido pela empresa FANEM, e envolvimento da ONG Prematuridade.

A primeira palestra do dia foi com a Enfª Lia Keiko Watanabe, do Grupo de Vigilância Sanitária e Epidemiológica da Baixada Santista, que apresentou os dados atuais da mortalidade materna e infantil da região.

Na sequência, a Enfª. Aline Hennemann, da ONG Prematuridade.com, abordou sobre a segurança e manuseio mínimo em UTI Neonatal, e enfatizou quanto à importância do trabalho em equipe.

Para falar sobre os cuidados e atenção quanto ao transporte do recém-nascido, o Dr. Sérgio Marba, da UNICAMP, abordou o assunto na terceira aula do dia.

Em seguida, o Dr. Guilherme Sant´Anna, da Universidade McGuill (Canada), explicou detalhadamente sobre os 10 passos da asfixia perinatal.

Para finalizar a manhã de conhecimento, o Dr. Gabriel Variane, da SCMSP e grupo Santa Joana, falou sobre o protocolo de asfixia perinatal (PBSF - Protecting Brains & Saving Futures - Protegendo Cérebros e Salvando Futuros).

O evento fez uma pausa para o almoço, e a aulas retomaram às 14h, com espaço para perguntas aos profissionais palestrantes. Reuniram-se à mesa o Dr. Sérgio Marba, Dr. Guilherme Sant´anna e o Dr. Daniel Variane, que responderam a todas as dúvidas dos participantes.

No período da tarde, Dr. Guilherme Sant´Anna deu continuidade à programação, desta vez abordando sobre os cuidados respiratórios no recém-nascido pré termo – RNPT.
As aulas seguintes foram sobre monitorização cerebral do RNPT, com o Dr. Gabriel Variane, e Método Canguru, ministrado pelo Dr. Sérgio Marba.

A “I Jornada Multiprofissional de Prematuridade” é uma realização da Santa Casa de Santos, organizada pela equipe de Neonatologia, Núcleo de Ensino e Pesquisa, e departamento de Comunicação, com apoios da FANEM e ONG Prematuridade.com. Confira o vídeo com os melhores momentos do evento em https://youtu.be/iiDDqVj9EoA

NOVEMBRO ROXO – Mês da Prematuridade

No mês de novembro é realizada no mundo todo a campanha Novembro Roxo que tem como objetivo promover o reconhecimento da prematuridade e desempenhar ações de conscientização sobre a importância de prevenir o parto prematuro, e orientar sobre os cuidados para uma gestação mais segura.

Aderindo a esta campanha, a cruz da fachada da Santa Casa de Santos ficará iluminada na cor roxa durante o mês de novembro.

A instituição também produziu um vídeo que retrata a dedicação dos profissionais de saúde que cuidam dos bebês prematuros e familiares.

 

Siga a Santa Casa de Santos nos canais oficiais:

Site: https://santacasadesantos.org.br/portal/

Facebook: https://facebook.com/irmandadesantacasadesantos/

Instagram: https://instagram.com/santacasasantos

YouTube: https://www.youtube.com/c/SantaCasadeSantos1543

 

 

Compartilhe!
Acesse Nossas Redes Sociais
Faça sua Doação!

Av. Dr. Claudio Luis da Costa, 50
(13) 32020600
provedoria@scsantos.com.br