Isomedical entrega dois equipamentos de ECMO para a Santa Casa de Santos

Aparelho capaz de funcionar como pulmão e coração artificiais será utilizado em cirurgias cardíacas.

Parceira da Santa Casa de Santos, a Isomedical é uma empresa especializada em acessórios, calibração e manutenção de equipamentos médico hospitalares.

Com o intuito de contribuir para a realização de cirurgias cardíacas, a Isomedical fez um investimento de cerca de 300 mil reais para a aquisição de dois equipamentos de ECMO que ficarão à disposição da Santa Casa de Santos.

ECMO é uma sigla em inglês que significa Extracorporeal Membrane Oxygenation – Oxigenação por membrana extracorpórea. Em resumo, o equipamento funciona como um coração e um pulmão artificiais, usando um circuito de tubos, bomba, oxigenador e aquecedor, que fica instalado fora do corpo do paciente. O recurso pode ser utilizado em pós-operatório de cirurgia-cardíaca, doenças pulmonares graves, quadros de insuficiência cardíaca, entre outros, mas ficou bem conhecido na pandemia, por ter sido utilizado na assistência do ator Paulo Gustavo.

Para utilização do ECMO, além da indicação médica, torna-se necessária uma equipe dedicada e especializada no manejo do aparelho.