I Simpósio de Fonoaudiologia é realizado na Santa Casa de Santos

Hospital comemora o Dia do Fonoaudiólogo com evento voltado aos profissionais da área

Em comemoração ao Dia do Fonoaudiólogo (9 de dezembro), a Santa Casa de Santos realizou o I Simpósio de Fonoaudiologia, no Consistório da Irmandade. O evento foi gratuito e aberto ao público que contou com cerca de 70 participantes, entre estudantes e profissionais que atuam na área da saúde de diversas entidades da cidade. Todos os participantes receberam certificado oficial do hospital.

A abertura foi feita pela Diretora Assistencial, Priscilla Sartori que destacou sobre a importância do Serviço de Fonoaudiologia para a Santa Casa de Santos. "A equipe multiprofissional está crescendo e o resultado é a melhoria do atendimento aos pacientes". Além disso, frisou sobre a responsabilidade destes especialistas. "São profissionais que atuam em várias linhas de especialidades, desde o atendimento ao recém-nascido até o idoso".

Em seguida a Coordenadora do Serviço de Fonoaudiologia da Santa Casa de Santos, Elaine Natacci, iniciou a noite de palestras explicando como foi a sua participação desde que o Serviço nasceu, em 2010. "Ali estávamos engatinhando. Hoje, com a retaguarda da Diretoria Assistencial, aumentamos os números. Produzimos em 6 meses o mesmo que nos últimos 5 anos". Além disso, mostrou todas as ações realizadas este ano, como a Roda de conversa com as puérperas, a participação no grupo de Desospitalização e também a Laserterapia como recurso terapêutico.

A Fga. Me. Rita de Cássia Lopes abordou sobre o tema: "Amamentação e os 1000 dias de desenvolvimento infantil", frisou sobre o desenvolvimento da deglutição e a importância da amamentação. "Nós profissionais de Fonoaudiologia intermediamos e costuramos com outros profissionais todo o processo do paciente, buscando informações e se comunicando sempre com acolhimento". Além disso, explanou sobre o desenvolvimento de fala das crianças e apoio às gestantes e recém-nascidos.

Dando continuidade na programação do evento, o Diretor Técnico da Santa Casa de Santos e médico pneumologista, Dr. Alex Gonçalves Macedo também palestrou com o tema: “Pneumonia aspirativa: Uma realidade em nosso meio“. Destacou sobre o trabalho dos fonoaudiólogos dentro das UTI's. "A Santa Casa tem praticamente outro hospital dentro da Unidade de Terapia Intensiva e essa especialidade faz parte de todo o processo". Dr. Alex explicou também sobre as pneumonias aspirativas e os riscos da broncoaspiração.

E para fechar a noite, a Dra. Paula Nunes Toledo abordou o tema: “Atuação fonoaudiológica no paciente disfágico” e mostrou as dificuldades que os pacientes enfrentam ao engolir alimentos desde a boca até a sua transição do esôfago para o estômago. “O fonoaudiólogo é o responsável pela avaliação clínica que inclui as funções de mastigação”.

Foram cumpridos todos os protocolos de segurança contra a Covid-19.

Compartilhe!
Acesse Nossas Redes Sociais

Av. Dr. Claudio Luis da Costa, 50
(13) 32020600
provedoria@scsantos.com.br