Hemodinâmica: equipamento diagnostica e trata doenças cardiovasculares e neurológicas

Serviço de Hemodinâmica da Santa Casa realiza quase 300 procedimentos mensalmente.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. No Brasil, os números confirmam a tendência mundial. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, uma pessoa morre a cada 90 segundos em decorrência de doenças cardiovasculares, totalizando o alarmante número de 1000 falecimentos diários.

Para quem tem doenças cardiovasculares ou possui alto risco cardiovascular, o diagnóstico e tratamento precoce são fatores fundamentais quando o assunto é salvar vidas. Nesse sentido, a Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Santos é referência na Baixada Santista para a identificação e o tratamento de pacientes com doenças cardiovasculares, com o Serviço de Hemodinâmica.

Trata-se de um equipamento de alta tecnologia que, por meio de uma punção em uma das artérias do corpo, realiza o diagnóstico e também o tratamento de dezenas de doenças, tanto cardíacas quanto vasculares e neurológicas, como infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC), trombose venosa profunda, cardiopatia congênita, aneurisma, entre outras.

Vantagens

“Com a Hemodinâmica é possível realizar diversos exames e tratamentos de forma pouco invasiva, reduzindo, especialmente, o tempo de internação e de recuperação do paciente, impactando na queda dos índices de mortalidade”, explica o gestor do serviço, Lucas Gieron Fonseca e Silva.

Para o paciente, a tecnologia utilizada no Serviço de Hemodinâmica da Santa Casa de Santos traz maior segurança e menores chances de complicações e sequelas pós-cirúrgicas. “A tendência hoje em dia é que os procedimentos sejam menos invasivos. É cada vez maior a possibilidade de tratar sem a necessidade de fazer a cirurgia tradicional, em que se abre o peito do paciente”, explica o cardiologista intervencionista, chefe do Serviço de Hemodinâmica da Santa Casa, Dr. Roberto Higa Júnior.

Estrutura Moderna

Pioneiro na Baixada Santista, o Serviço de Hemodinâmica da Santa Casa conta com duas salas, equipadas com aparelhos modernos e de alta complexidade, operados por uma equipe especializada e qualificada para a realização dos procedimentos. “Somos o único hospital da região a ter o privilégio de contar com dois equipamentos modernos de Hemodinâmica”, conta Dr. Higa.

Experiência

O setor contabiliza a marca de mais de 50 mil intervenções diagnósticas e terapêuticas já realizadas, sendo mais de 2.400 somente neste ano de 2020, com procedimentos cardíacos, vasculares e neurológicos. “Temos o maior volume de procedimentos realizados na Baixada em Hemodinâmica. Dos pacientes coronarianos, 98% dos casos têm incidência de sucesso”, explica Dr. Higa, médico responsável por quase 30 mil procedimentos.

Além de dois equipamentos de última geração, que permitem ao médico a visualização - em tempo real - da circulação sanguínea, o Serviço de Hemodinâmica conta com equipe formada por 10 cirurgiões de diversas especialidades e mais de 20 profissionais da equipe assistencial.

Especializada e constantemente atualizada, a equipe realiza atendimento 24h, garantindo a agilidade dos atendimentos. “Quanto mais rápido o atendimento, menos complicação, menor mortalidade, maiores as chances de sair tudo bem”, enfatiza o chefe do Serviço.

Entre os procedimentos realizados na Hemodinâmica da Santa Casa da Misericórdia de Santos estão as angiografias, cateterismos, embolizações, entre outras técnicas diagnósticas e terapêuticas minimamente invasivas.

SUS

O Serviço de Hemodinâmica da Santa Casa de Santos é um dos responsáveis, na Baixada Santista, pela realização de procedimentos para o diagnóstico e tratamento de doenças coronárias para o Sistema Único de Saúde (SUS), com cateterismos e angioplastias coronarianas realizados sem nenhum custo para o cidadão.

Informações e contato

Para mais informações, contate o Serviço de Hemodinâmica pelo telefone (13) 32020600 ramal 1347, de segunda a sexta, das 7h às 17h.