Formatura do PIP para PcD é marcada por emoção

Alunos do Programa de Inclusão Profissional da Santa Casa recebem certificados e emocionam com apresentação sobre o que aprenderam no curso.

A Santa Casa de Santos formou a primeira turma de alunos do Programa de Inclusão Profissional (PIP) para PcD, e a cerimônia de encerramento com entrega de certificados aconteceu em 29/6, no salão da Abrescas, com as presenças do vice provedor Carlos Teixeira Filho, do diretor de Apoio, Octavio Tavolaro Filho, e da supervisora do Departamento de Recursos Humanos, Priscilla Marques. Também prestigiaram o evento, as lideranças que ministraram as aulas do projeto, a equipe do CECAP-DA (Centro de Capacitação Profissional e Apoio Pedagógico para Deficientes Auditivos de Cubatão e Região) e a gerente de Recursos Humanos do Hospital Santo Amaro, Patrícia Gonçalves, que veio conhecer o programa de inclusão criado pela Santa Casa, e aproveitou a oportunidade para conhecer os novos candidatos para o mercado de trabalho.

A solenidade foi conduzida pela analista de Recursos Humanos do hospital e coordenadora do PIP, Gabrielly Santiago, que abriu o evento agradecendo o envolvimento da alta direção e lideranças, e declarando o quanto foi especial participar da criação e desenvolvimento deste projeto.

Em homenagem aos alunos e atendendo à sugestão de um dos participantes (Carlos Eduardo – o Cadu), o Departamento de Comunicação produziu e apresentou um vídeo exclusivo para o encerramento, feito com o apoio e tradução da intérprete de Libras do CECAP, Tatiana, em substituição às habituais legendas, que foi aplaudido por todos.

O vice provedor Carlos Teixeira Filho tomou a vez da palavra, parabenizando a todos pela conclusão do curso. Fazendo menção ao poeta Mário Quintana, o vice provedor definiu o momento com trechos do poema “Deficiências” – “’Deficiente’ é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.... E ‘miserável’ somos todos que não conseguimos falar com Deus”. Dando continuidade, Carlos Teixeira Filho, fez a entrega dos certificados, parabenizando cada um dos participantes individualmente.

Para finalizar a cerimônia, os alunos Eric e Carlos Eduardo fizeram uma apresentação sobre tudo que aprenderam no curso, incluindo suas impressões pessoais da instituição e dos colaboradores. Em nome dos integrantes da primeira turma do PIP, com muito carinho e entusiasmo, eles agradeceram a oportunidade de estudo e aprendizado, emocionando todos os presentes.

Sobre o PIP

PIP é o Programa de Inclusão Profissional criado pela Santa Casa de Santos para capacitar pessoas com deficiência (PcD) para o mercado de trabalho. O projeto conta com a parceria do CECAP-DA (Centro de Capacitação Profissional e Apoio Pedagógico para Deficientes Auditivos de Cubatão e Região), que atua como agente facilitador na comunicação com os participantes, disponibilizando intérprete de libras durante todo período.

Do grupo que começou o curso, três alunos já ingressaram no mercado de trabalho, e alguns estão em processo seletivo para contratação.

Assista ao vídeo com os melhores momentos do PIP, feito em homenagem aos alunos em https://www.youtube.com/watch?v=KjHM6cVxE88

Confira as fotos e o vídeo "Formatura PIP" https://youtu.be/16Fhwnk2zp8

Site: www.santacasadesantos.org.br/portal/