Entrega de certificados de conclusão aos residentes das especialidades clínicas aconteceu na noite do dia 3/2.
Na noite do dia 3 de fevereiro a Santa Casa de Santos realizou a Cerimônia de Formatura da turma de Residência Médica das especialidades clínicas da instituição. O evento aconteceu no consistório e contou com as presenças do vice provedor Carlos Teixeira Filho, do diretor clínico, Dr. Constantino Kader Conde, do diretor técnico, Dr. Alex Macedo, da presidente da CCQ, Eliana Lopes Feliciano, da médica assessora da diretoria clínica, Drª. Rosilene Morales, do coordenador da COREME, Dr. Felipe Souza Thyrso de Lara, e da coordenadora da pediatria, Drª. Maria Heloisa Torres Ventura.
A cerimônia teve início com a palavra da presidente da CCQ, Eliana Lopes Feliciano, esposa do provedor Ariovaldo Feliciano, dando as boas vindas e destacando a importância do momento - “É uma satisfação muito grande ver todos estes rostos felizes, acompanhados de seus familiares”, falou.
Na solenidade, foram entregues os Certificados de Conclusão de Residência aos 23 médicos participantes do programa de estágio de sete especialidades dos departamentos clínicos e serviço auxiliares.
A saudação aos formandos foi feita pela pediatra, Dr. Maria Heloisa Ventura, que falou dos novos desafios que estão por vir, mas principalmente do sentimento de realização em se fazer o que gosta. “Sei que o caminho é árduo, mas as alegrias são muitas. Hoje é dia de comemorar, vibrar e, mais do que tudo, se orgulhar de ter chegado até aqui”, enfatizou “Drª. Helô”, como é carinhosamente chamada.
A seguir, os médicos preceptores de cada especialidade fizeram as entregas dos certificados de conclusão para os profissionais.
Escolhida como oradora da turma, a Drª. Carolina Yamaguchi Chaude falou em nome dos formandos e fez um discurso emocionado. Ela recordou momentos críticos da pandemia - “Compartilhamos alegrias, dividimos as tristezas, passamos noites em claro. Finalmente podemos estar todos juntos, depois dos exaustivos últimos anos numa luta incansável contra a pandemia”, declarou.
Antes de chamar o vice provedor para o discurso de encerramento, o mestre de cerimônias Agrício Junior, pediu desculpas por quebrar o protocolo, e falar sobre a emoção de ver a Drª. Carolina se formando na residência médica, lembrando que também foi mestre de cerimônias quando a profissional iniciou o internato. Ele destacou a atuação de todos no período da pandemia, e agradeceu a dedicação dos profissionais numa fase tão repleta de incertezas, que entrou para a história da saúde mundial.
Para encerrar a cerimônia, o vice provedor Carlos Teixeira Filho lembrou a história da instituição e a importância da Santa Casa para o ensino médico e formação acadêmica. O vice provedor também destacou o papel da ciência e a fé em Deus - “Vocês são médicos e temos que acreditar na ciência, mas também temos um superior que temos que acreditar. Mesmo que tenhamos todo o conhecimento, temos um Pai Maior, e muitas vezes precisamos parar e elevar o nosso pensamento para pedir que mostre o caminho a ser seguido”. O vice provedor finalizou seu discurso parabenizando os formandos e médicos preceptores em nome da Mesa Administrativa e do provedor Ariovaldo Feliciano.
O evento de formatura da Residência Médica da Santa Casa de Santos foi organizado para acontecer em dois momentos, sendo divido por grupos de especialidades. Nesta cerimônia do dia 3/2, o evento foi para os residentes das especialidades clínicas, e no dia 10/2 a formatura será dos residentes das especialidades cirúrgicas.
Acompanhe as notícias da Santa Casa de Santos pelos canais de comunicação oficiais:
Site: www.santacasadesantos.org.br/portal/
Instagram: @santacasasantos