Evento sobre Doação de Órgãos na Santa Casa de Santos foi um sucesso

Colaboradores, estudantes e profissionais da área da saúde assistiram as palestras e compartilharam experiências sobre o tema

Na manhã desta sexta-feira, dia 24 de setembro, a Santa Casa de Santos realizou, no Consistório da Irmandade, o evento sobre Doação de Órgãos, em alusão ao mês que visa a conscientização sobre o tema, chamado Setembro Verde. Ao todo, foram cerca de 120 inscritos que participaram do evento e assistiram os profissionais do hospital que compartilharam conhecimento e situações que envolvem protocolo de morte encefálica e decisão dos familiares.

O evento contou com a presença do provedor Ariovaldo Feliciano e dos Diretores da Irmandade, o Diretor Médico Dr. Rogério Dedivitis, Diretor Técnico Dr. Alex Macedo, Diretora Assistencial Priscilla Sartori e Diretor Clínico Dr. Constantino Kader Conde.

O Médico Coordenador das UTIs da Santa Casa de Santos, Dr. Nilson Gambero iniciou com a palestra sobre “Diagnóstico de Morte Cerebral”, explicando aos presentes sobre como diagnosticar a morte encefálica. Em seguida, a Enfermeira responsável pelo Serviço de Captação de Órgãos da Santa Casa de Santos, Renata Joaquim explicou sobre como é o processo de protocolo de morte encefálica e também citou situações que envolvem as equipes do hospital junto aos familiares e a importância do acolhimento à família em um momento tão delicado, que envolve o falecimento de um ente querido. Para o fechamento do evento, a Assistente Social e responsável pelo Centro Integrado de Humanização, Cláudia Jacob, falou sobre o ‘Acolhimento e Cuidados Paliativos” e também o trabalho que as assistentes sociais do hospital junto com a equipe de psicologia, é importante para todo o processo.

A Santa Casa de Santos é referência em captação de órgãos na Baixada Santista, e se destaca em números de notificações para a Central de Transplantes do Estado de São Paulo. Todos os participantes receberam certificados de participação oficial da Santa Casa de Santos. Além disso o evento teve cobertura do programa ‘Santa Casa e Você’ da TV COM, assista o evento na íntegra pelo link: https://youtu.be/pPYBYJFqDls

Confira o vídeo com os melhores momentos do evento em https://youtu.be/DA0glTabQ7U