Evento da Santa Casa destaca visibilidade da pessoa idosa

Importância do papel do idoso, respeito e conscientização sobre os cuidados no envelhecimento humano foram abordados no 1ª Simpósio sobre o tema.

No dia 1/10, no consistório da Santa Casa de Santos, foi realizado o Simpósio sobre a visibilidade da pessoa idosa, evento organizado pelo Comitê do Selo do Idoso da instituição com apoio das empresas Pfizer e Nestlé Health Science. Esta é a 1ª vez que o tema é abordado em um simpósio.

A iniciativa é alusiva à campanha Outubro Prateado, criada em 2018 a partir de uma parceria entre a Área Técnica de Saúde do Idoso da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, a Disciplina de Geriatria da Faculdade de Medicina da USP e o Serviço de Geriatria do HCFMUSP, com o objetivo de dar visibilidade ao envelhecimento populacional, além de ampliar ações para promover o envelhecimento saudável.

A população idosa no Estado de São Paulo já atinge cerca de 8 milhões de pessoas, de acordo com o Governo do Estado. Além disso, ações educacionais e motivacionais favorecem a saúde física, mental e preservação da autonomia e independência de quem envelhece. A preservação da autonomia e independência da pessoa idosa é condição essencial para sua cidadania contribuindo econômica, social, cultural e politicamente.

Antes do início da programação, foram apresentados os bonecos Bartô e Bebel, mascotes da campanha que foram produzidos especialmente para o simpósio pela artista Marta Torelli @brincandodeartes.013.

Também foi apresentado o vídeo institucional em homenagem às pessoas idosas, mostrando alguns dos colaboradores idosos atuando na Santa Casa de Santos.

A abertura do evento foi feita pelo vice-diretor clínico, Dr. Eloi Moccelli, que contou como começou o projeto Selo do Idoso, destacando a participação da Pfizer nesta iniciativa. Ele lembrou que Santos é uma cidade com muitos idosos e que a Santa Casa de Santos, com o apoio da Pfizer, tem tudo para desenvolver o projeto e conquistar o Selo.

Em seguida, a presidente da CCQ e esposa do provedor, Eliana Lopes Feliciano, provocou o público a refletir sobre o tema do simpósio: “Vocês estão preparados para serem velhos?”. Eliana falou sobre a trajetória da vida, desafios e chegada da velhice, como também o tratamento recebido na terceira idade.

A Enfª. Amanda Antunes, do Núcleo de Segurança do Paciente e uma das organizadoras do evento, chamou o Papai Noel à frente (ele estava sentado na plateia) e explicou o motivo da presença dele: “O Papai Noel é o idoso mais conhecido do mundo!” . O Papai Noel aproveitou o momento para destacar que há 33 anos visita a Santa Casa no Natal voluntariamente.

Em reconhecimento à participação de algumas áreas para que o evento acontecesse, a Enfª. Amanda pediu para o Papai Noel entregar presentes personalizados para as equipes de Áudio Visual (T.I.), Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) e Comunicação.

Também teve uma homenagem surpresa para a Enfª. Márcia Torelli, do Núcleo de Segurança do Paciente, grande incentivadora do projeto Selo do Idoso e uma das organizadoras do evento.

Após as homenagens, teve início a programação de palestras, começando pela apresentação do advogado Dr. Agrício Ferreira de Barros Junior, com o tema “Direito e longevidade. O sistema jurídico brasileiro de proteção dos direitos das pessoas idosas”.

Na sequência, a fisioterapeuta Drª. Sangia Feucht, que falou sobre como a mobilidade interfere na autonomia da pessoa idosa e o papel do fisioterapeuta nesse contexto.

A última palestra foi com o médico Dr. Alberto de Macedo Soares, colaborador do Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e Médico do Núcleo Avançado de Geriatria do Hospital Sírio Libanês, que trouxe o tema “Envelhecer bem: mito ou realidade?”. Dr. Alberto ministrou o assunto de forma clara e descontraída, fazendo alertas importantes, como o “mercado das vitaminas”, e a relação do envelhecimento com o comércio.

Destaque especial para o músico e artista voluntário Alexandre Cortês, que fez intervenções musicais nos intervalos das palestras, promovendo a interação do público.

Para finalizar o evento, foi realizada a entrega de brindes para os participantes que encontraram as “tags” embaixo das cadeiras do consistório.

Acompanhe as notícias da Santa Casa de Santos pelos canais oficiais:

Site: www.santacasadesantos.org.br/portal/

Instagram: @santacasadesantos