Resultados de Exames  |    Trabalhe Conosco  |    Webmail      Faça sua Doação!

Especialista do INCOR participa de procedimento cardíaco na Santa Casa de Santos

Dr. José Honório, coordenador do curso de novas habilidades em cirurgia cardíaca do INCOR, atuou em conjunto com a equipe de cirurgiões do hospital, Dr. Pedro Saab Mota, Dr. Dourival Cardoso do Nascimento e Dr. Carlos Ayres.

Na última sexta, dia 21 de maio, o Serviço de Hemodinâmica da Santa Casa de Santos recebeu o renomado cardiologista do INCOR, Dr. José Honório de Almeida Palma da Fonseca, para a realização de uma cirurgia de troca valvar por transcateter, em conjunto com a equipe de cirurgiões do hospital, Dr. Pedro Saab Mota, Dr. Dourival Cardoso do Nascimento e Dr. Carlos Vinetou Ayres.

O Dr. José Honório é professor livre docente da disciplina de cirurgia cardiovascular da UNIFESP, e coordenador do curso de novas habilidades em cirurgia cardíaca do INCOR. Sua participação neste procedimento representa um momento importante para a Santa Casa de Santos, que vem se consolidando como centro de referência para procedimentos cardíacos.

O implante valvar aórtico por transcateter, também conhecido por TAVI, é um dos procedimentos cardíacos mais complexos feitos no Serviço de Hemodinâmica, e é realizado por uma equipe de cirurgiões altamente capacitados.

Capaz de tratar a estenose aórtica - doença cardíaca que atinge, só no Brasil, mais de 200 mil pessoas acima de 75 anos - a técnica realiza a troca da válvula do coração do paciente, sem a necessidade de abrir o tórax. “Até recentemente, o tratamento era a cirurgia convencional. Com a TAVI, em pacientes selecionados, podemos colocar a prótese através de um cateter”, acrescenta o Dr. Roberto Higa, cirurgião cardiovascular responsável técnico pelo Serviço de Hemodinâmica da Santa Casa de Santos.

A importância de um trabalho em conjunto entre cirurgiões e cardiologistas clínicos é essencial para garantir a assistência integral do paciente no pós cirúrgico, evitando complicações decorrentes do procedimento e garantindo o melhor reestabelecimento de sua saúde.

A Instituição possui um histórico de mais de 20 trocas valvares utilizando-se desta técnica, e além de equipe cirúrgica qualificada, a Santa Casa de Santos dispõe de infraestrutura completa para assegurar a plena recuperação dos pacientes após o procedimento.

 

Compartilhe!
Acesse Nossas Redes Sociais
Faça sua Doação!

Av. Dr. Claudio Luis da Costa, 50
(13) 32020600
provedoria@scsantos.com.br