Especialista do INCOR participa de procedimento cardíaco na Santa Casa de Santos

Dr. José Honório, coordenador do curso de novas habilidades em cirurgia cardíaca do INCOR, atuou em conjunto com a equipe de cirurgiões do hospital, Dr. Pedro Saab Mota, Dr. Dourival Cardoso do Nascimento e Dr. Carlos Ayres.

Na última sexta, dia 21 de maio, o Serviço de Hemodinâmica da Santa Casa de Santos recebeu o renomado cardiologista do INCOR, Dr. José Honório de Almeida Palma da Fonseca, para a realização de uma cirurgia de troca valvar por transcateter, em conjunto com a equipe de cirurgiões do hospital, Dr. Pedro Saab Mota, Dr. Dourival Cardoso do Nascimento e Dr. Carlos Vinetou Ayres.

O Dr. José Honório é professor livre docente da disciplina de cirurgia cardiovascular da UNIFESP, e coordenador do curso de novas habilidades em cirurgia cardíaca do INCOR. Sua participação neste procedimento representa um momento importante para a Santa Casa de Santos, que vem se consolidando como centro de referência para procedimentos cardíacos.

O implante valvar aórtico por transcateter, também conhecido por TAVI, é um dos procedimentos cardíacos mais complexos feitos no Serviço de Hemodinâmica, e é realizado por uma equipe de cirurgiões altamente capacitados.

Capaz de tratar a estenose aórtica - doença cardíaca que atinge, só no Brasil, mais de 200 mil pessoas acima de 75 anos - a técnica realiza a troca da válvula do coração do paciente, sem a necessidade de abrir o tórax. “Até recentemente, o tratamento era a cirurgia convencional. Com a TAVI, em pacientes selecionados, podemos colocar a prótese através de um cateter”, acrescenta o Dr. Roberto Higa, cirurgião cardiovascular responsável técnico pelo Serviço de Hemodinâmica da Santa Casa de Santos.

A importância de um trabalho em conjunto entre cirurgiões e cardiologistas clínicos é essencial para garantir a assistência integral do paciente no pós cirúrgico, evitando complicações decorrentes do procedimento e garantindo o melhor reestabelecimento de sua saúde.

A Instituição possui um histórico de mais de 20 trocas valvares utilizando-se desta técnica, e além de equipe cirúrgica qualificada, a Santa Casa de Santos dispõe de infraestrutura completa para assegurar a plena recuperação dos pacientes após o procedimento.

 

Compartilhe!
Acesse Nossas Redes Sociais

Av. Dr. Claudio Luis da Costa, 50
(13) 32020600
provedoria@scsantos.com.br