Equipe de Engenharia Clínica recebe treinamento especializado da Drager

Capacitação faz parte do projeto de renovação do parque tecnológico.

Ter equipe multiprofissional qualificada e sempre atualizada é uma das prioridades da Santa Casa de Santos, que continua investindo em programas internos de treinamentos ministrados por profissionais especializados nos segmentos necessários.

Complementando o projeto de renovação do parque tecnológico, os colaboradores do Centro Cirúrgico e equipe de Engenharia Clínica passaram por três dias de capacitação para utilização dos equipamentos novos. O treinamento foi realizado pelo especialista de serviço da empresa Drager, Rafael Corrêa, que explicou detalhadamente a parte técnica dos focos cirúrgicos, como também o funcionamento das mesas cirúrgicas. No total, 7 profissionais da Central Informatizada de Equipamentos e Engenharia Clínica receberam o treinamento.

Central Informatizada de Equipamentos e Engenharia Clínica

Implantada em 2018, a Santa Casa de Santos conta com uma Central Informatizada de Equipamentos – CIEQ – inserida no serviço de Engenharia Clínica, responsável pela gestão, logística, higienização e manutenção de acessórios, insumos e equipamentos médicos hospitalares utilizados na instituição. O setor também agrega uma equipe exclusiva de Engenharia Clínica, que realiza a gestão de todos os equipamentos médicos hospitalares, manutenções preventivas e corretivas, além do desenvolvimento de projetos inovadores como o protótipo da lâmpada germicida UV-C, para desinfecção das salas operatórias do Centro Cirúrgico.

A CIEQ oferece retaguarda essencial para as equipes assistenciais, proporcionando segurança nos processos de atendimento. Um exemplo da importância do setor para o hospital, é a gestão dos ventiladores mecânicos, equipamentos que ficaram bem conhecidos em 2020, por serem fundamentais para atendimento dos casos graves de Covid-19. Graças ao fortalecimento do parque tecnológico da Santa Casa de Santos, e ao planejamento realizado pela Central de Equipamentos e Engenharia Clínica, todos os pacientes atendidos no hospital recebem assistência completa, segura e de qualidade 24 horas por dia.

Compartilhe!
Acesse Nossas Redes Sociais

Av. Dr. Claudio Luis da Costa, 50
(13) 32020600
provedoria@scsantos.com.br