Equipe da Radioterapia humaniza atendimento pediátrico

Máscara utilizada para sessão do tratamento recebe pintura de super-herói e emociona paciente.

Os colaboradores do Complexo de Radioterapia da Santa Casa de Santos se uniram para transformar o atendimento pediátrico em sessões mais acolhedoras, e demonstrar o carinho que têm pelos pacientes e familiares. Inspirada em pesquisas sobre como atenuar o tratamento de crianças, a física Deborah Fonseca teve a ideia de pintar as máscaras utilizadas nas sessões do acelerador linear, personalizando-as com os personagens preferidos dos pacientes.

Para colocar em prática, Deborah contou com a ajuda dos colaboradores do serviço de Radioterapia, que ficaram muito entusiasmados com a ideia e se dedicaram na produção da primeira máscara pediátrica ilustrada com o “Flash”, super-herói da DC Comics.

O primeiro paciente a utilizar a peça personalizada foi Arthur, que iniciou o tratamento e se emocionou ao ver o personagem estampado na máscara que usaria. A mãe de Arthur, Camila Barbosa, contou que tinha mostrado um vídeo para ele, onde um menino que fez radioterapia ganhou no final do tratamento uma máscara personalizada do Homem-Aranha. Quando vieram ao hospital para fazer a simulação da sessão, Arthur perguntou se também teria uma máscara de personagem, e ela respondeu que não. “Para nossa surpresa, quando chegamos para fazer a primeira sessão, o Arthur viu a máscara do Flash e ficou tão feliz, que se emocionou’’, declarou Camila Barbosa.

Radioterapia Pediátrica

A Radioterapia Pediátrica é um dos procedimentos mais delicados do serviço e requer cuidado especial, que inclui uma simulação com envolvimento de equipe multiprofissional, formada por anestesista e oncopediatra, além de profissionais de enfermagem e de toda equipe da Radioterapia.

As etapas que antecedem a primeira sessão são muito criteriosas, para que seja obtida a máxima precisão e eficácia do tratamento.

Todas as condutas dependem do perfil individual dos pacientes, bem como avaliação da equipe médica e técnica.

Site: www.santacasadesantos.org.br/portal/

Facebook: www.facebook.com/irmandadesantacasadesantos/