Equipe da Hemodinâmica recebe treinamento sobre TAVI

Colaboradores da área aprendem sobre a substituição da válvula aórtica por cateter

No último dia 20 de maio, foi realizado um workshop com a equipe de Hemodinâmica da Instituição, abordando aspectos práticos do implante percutâneo de valva aórtica (TAVI).  Indicada para pacientes diagnosticados com estenose aórtica, na TAVI é realizada a troca da válvula aórtica do coração sem a necessidade de cirurgia aberta, em que o cirurgião realiza o acesso através de uma incisão no peito do paciente.

Na TAVI, todo o procedimento é feito por pequenas incisões e de forma percutânea. A troca valvar é realizada através de cateteres inseridos nas artérias do paciente.

No treinamento, foram abordados temas como: esclarecimentos acerca dos materiais utilizados no procedimento, o adequado posicionamento em sala da equipe de Enfermagem e os principais resultados esperados com a realização do procedimento.

Sempre buscando a atualização constante de seus colaboradores, a Santa Casa de Santos é o hospital da região com o maior número de TAVIs realizadas e o único com uma retaguarda adequada para a recuperação dos pacientes no pós-cirúrgico.

Em breve, haverá outros treinamentos e palestras para os profissionais da área sobre a TAVI.

Site: www.santacasadesantos.org.br/portal/
Facebook: www.facebook.com/irmandadesantacasadesantos/