Resultados de Exames  |    Trabalhe Conosco  |    Webmail      Faça sua Doação!

Enfermeira da Santa Casa de Santos é homenageada na Câmara Municipal

A profissional Gilmara Félix atuou na linha de frente no combate à Covid-19 e recebeu o prêmio Anna Nery em cerimônia realizada no dia 19/5.

Na noite do dia 19/5, em cerimônia realizada na Câmara Municipal de Santos, a enfermeira da Santa Casa de Santos, Gilmara de Souza Félix, recebeu a placa de homenagem do prêmio Anna Nery, em reconhecimento à sua atuação na linha de frente no combate à Covid-19. Representando a Santa Casa de Santos, marcaram presença o vice provedor do hospital e presidente da Câmara, Carlos Teixeira Filho, e a gerente de Enfermagem Alessandra Conceição Roberto Manetta.

Promovido pelo Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo, o Ato de Outorga é uma forma de homenagear os profissionais que se destacaram na pandemia.

A enfermeira Gilmara Félix trabalha na Santa Casa de Santos há 13 anos, sendo a maior parte deste período na Unidade de Terapia Intensiva.

Sobre a experiência vivida na pandemia, Gilmara conta que foram dias muito intensos, com um importante processo de adaptação e conhecimento.  “Atuei na primeira UTI Covid da Santa Casa de Santos, em 2020. Foram dias de muitas incertezas, com tudo novo, onde fomos nos adaptando e entendendo melhor o que era esse vírus. Foram plantões intermináveis e difíceis. Saia de casa e deixava os meus, para cuidar dos outros. Enquanto outros só tinham a equipe multiprofissional como família, afinal, as visitas de familiares eram proibidas na UTI Covid. Graças a Deus conseguimos vencer esse vírus. Muitos se foram infelizmente, mas também tivemos muitas altas, curas milagrosas e muitas histórias boas para contar “, declarou Gilmara.

Sobre Anna Nery

Anna Justina Ferreira Nery, mais conhecida como Enfermeira Anna Nery ou Ana Néri, é considerada uma heroína brasileira e pioneira da profissão no Brasil. Ana Néri atuou no atendimento dos soldados feridos durante a Guerra do Paraguai. Mesmo com os poucos recursos de higiene e materiais, se destacou por sua dedicação, conseguindo, inclusive, montar uma enfermaria-modelo em Assunção, capital do Paraguai, sitiada pelo exército brasileiro. Foi neste local que perdeu seu filho.

Quando a guerra acabou, em 1870, Ana Néri voltou ao Brasil com três órfãos de guerra que resgatou para criar. Foi condecorada com as medalhas de prata Geral de Campanha e a Medalha Humanitária de Primeira Classe, além de receber do imperador D. Pedro II, por decreto, uma pensão vitalícia com a qual educou sua família. Ana Néri faleceu aos 65 anos, no dia 20 de maio de 1880.

Acompanhe as notícias da Santa Casa de Santos pelos canais de comunicação oficiais:

Site: www.santacasadesantos.org.br/portal/

Instagram: @santacasadesantos

Facebook: www.facebook.com/irmandadesantacasadesantos/

Youtube: www.youtube.com/c/SantaCasadeSantos1543/

Compartilhe!
Acesse Nossas Redes Sociais
Faça sua Doação!

Av. Dr. Claudio Luis da Costa, 50
(13) 32020600
provedoria@scsantos.com.br