Dois anos de Boletim Covid-19

Informativo diário sobre os casos atendidos na Santa Casa de Santos chega ao nº 730.

Hospital referência da Baixada Santista, nos momentos mais críticos da pandemia, a Santa Casa de Santos se destacou com a principal e mais completa estrutura de combate à Covid-19, prestando assistência integral a todos os casos.

Com informações diárias, a instituição foi a primeira a divulgar os números de pacientes com Covid-19 internados no hospital, para que a população pudesse acompanhar com transparência a situação da unidade.

O Boletim Covid-19 é publicado todos os dias nos canais oficiais, desde 18 de março de 2020, às 18h, e faz parte do cotidiano das pessoas que acompanham as notícias do hospital. Com a publicação do boletim nº 730 no dia 17 de março de 2022, o informativo completou 2 anos e a Santa Casa fez um balanço do período (vide gráfico).

Nenhum número jamais representará o significado de cada perda, mas diante das adversidades e desafios, a instituição considera uma vitória ter conseguido enfrentar as fases mais difíceis, oferecendo assistência completa para todos os casos, com equipamentos e profissionais especializados. Convém lembrar que a Santa Casa é o único hospital da região com retaguarda de diálise, recurso essencial para os pacientes mais graves.

De acordo com os dados publicados diariamente, em 2020 as maiores médias de internados por Covid-19 aconteceram nos meses de maio e junho - médias de 99 e 104 internados/dia, respectivamente.

Ainda em 2020, no mês de novembro, o hospital emitiu uma nota alertando sobre novo aumento de casos, conforme análise dos números identificados nos boletins diários. Em novembro e dezembro foram registradas as médias de 61 e 62 internados/dia, respectivamente.

Já em 2021, a partir do mês de março os números voltaram a subir, com picos que superaram o ano de 2020, sendo registradas as médias de 107 internados/dia no mês de abril, e 112 internados/dia no mês de maio.

Considerando os dados diários, sem calcular a média do mês, o auge máximo de todo o período aconteceu no dia 8 de abril de 2021, quando o hospital registrou o total de 125 pacientes internados por Covid-19 em um único dia.

O acompanhamento destes dados foi determinante para as ações planejadas e organizadas com as equipes multidisciplinares, que garantiram o abastecimento de insumos e a rápida estruturação de unidades aparelhadas para assistência completa de todos os pacientes.

Felizmente, a partir de julho de 2021 os números começaram a baixar, e neste mês de março de 2022 a média de 19 internados/dia tem se mantido, com apenas dois números a mais do que foi registrado há dois anos, no primeiro dia de Boletim Covid-19 (18/03/20).

Destaca-se que em todo o período, com o empenho de todos os envolvidos e a dedicação máxima dos profissionais de saúde, o número de recuperados se aproxima da marca de 4 mil vidas - um alento para tempos tão desafiadores.

Embora os indicadores demonstrem números favoráveis, os cuidados continuam os mesmos, e a Santa Casa de Santos segue atenta e preparada para oferecer sempre o melhor tratamento com a mais ampla assistência da região.

Acompanhe o Boletim Covid-19 e as notícias da Santa Casa de Santos pelos canais de comunicação oficiais:

Site: www.santacasadesantos.org.br/portal/
Facebook: www.facebook.com/irmandadesantacasadesantos/