Doe sangue, doe vida, doe amor! O que se compartilha, se multiplica

Agende sua doação no Banco de Sangue da Santa Casa de Santos pelo telefone 32020600, ramal 1414.

O Dia do Doador de Sangue foi lembrado pela Santa Casa de Santos com um lanche especial oferecido a todos que passaram pelo Banco de Sangue no dia 25 de novembro.

Colaboradores do Setor de Portarias também aderiram a causa, e se mobilizaram para doar. A movimentação nesta data contribuiu para o aumento dos estoques, contabilizando o total de 87 doadores, mas o hospital destaca que é muito importante poder contar com doadores frequentes durante todo o ano.

A falta de estoque de sangue em um hospital pode levar ao cancelamento de cirurgias e de procedimentos, além de prejudicar o tratamento de pacientes com patologias que dependem de transfusão sanguínea.

Doar sangue é seguro, mesmo neste momento de pandemia. Uma única doação pode salvar várias vidas.

A Santa Casa de Santos cumpre todos os protocolos de combate à Covid-19, e o Banco de Sangue está funcionando com atendimento agendado e horário estendido, para evitar aglomerações. O estacionamento é gratuito pelo período de 2 horas para doadores de sangue.

Os agendamentos devem ser feitos pelo telefone (13) 32020600, ramal 1414. O serviço funciona de segunda a sexta, das 7h às 16h, e sábados, das 7h às 11h. Domingos e feriados não há atendimento. Maiores informações podem ser esclarecidas pelo mesmo telefone, ou pelo link https://santacasadesantos.org.br/portal/para-voce/banco-de-sangue

Fique atento aos requisitos para ser um doador de sangue:

• Estar em boas condições de saúde;
  • Pesar no mínimo 50kg;
  • Não estar em jejum;
  • Estar alimentado, porém deve aguardar 2 horas após o almoço, e 1 hora após o lanche, além de evitar alimentos gordurosos;
  • Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas que antecedem a doação;
  • Não fumar por 2 horas antes da doação e na primeira hora após a doação;
  • Estar descansado e ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
  • Menores de 18 anos e maiores de 16 anos podem doar, mas precisam estar acompanhados dos responsáveis, ou com formulário de autorização dos mesmos;
  • Apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial.