Dia do Voluntariado - Santa Casa destaca trabalho dos voluntários

Hospital foi berço do primeiro núcleo de voluntários do país.

Comemorado em 28 de agosto, o Dia Nacional do Voluntariado foi instituído no Brasil pela Lei nº 7.352, em 28 de agosto de 1985, mas foi regulamentado somente na década de 1990 pela Lei nº 9.608.

Fundada em 1543, a Santa Casa de Santos participou de todos os ciclos da história brasileira, e foi berço do primeiro núcleo de um Serviço de Voluntários, com a fundação da AVOSC – Associação de Voluntários da Santa Casa de Santos, criada em meio à epidemia de gripe asiática, em 1957.

Atualmente, a instituição possui três grupos de voluntários que atuam no hospital, conhecidos como amarelinhos (AVOSC), verdinhos (CCQ) e azuizinhos (Pastoral da Saúde).

Conheça um pouco sobre cada um deles:

AVOSC – Associação de Voluntários da Santa Casa de Santos (Amarelinhos)

A história do voluntariado na Santa Casa de Santos começa em 1957, com a epidemia de gripe asiática, quando a instituição precisou recrutar pessoas para auxiliar nas tarefas que não precisavam de formação profissional, devido ao grande número de funcionários afastados, acometidos pela doença. Muitas pessoas de boa vontade atenderam ao apelo, mas com o fim da epidemia, esses voluntários se dispersaram.

No entanto, a ideia tomou corpo e um grupo de moças de São Vicente continuou a trabalhar no hospital. Foi então que se formou o primeiro núcleo de um Serviço de Voluntários, inspirado nos moldes dos hospitais americanos e Hospital das Clínicas.

Assim teve início a história da AVOSC – Associação de Voluntários da Santa Casa de Santos, fundada em 14 de setembro de 1957, da qual as integrantes são conhecidas como “amarelinhas”, devido a cor de seus uniformes, ou “amarelinhos”, pois o quadro também conta com senhores. Atualmente o grupo é formado por 92 voluntários, que acolhem os pacientes mais necessitados do SUS, suprindo suas carências com o fornecimento de enxovais, materiais de higiene, empréstimos de bengalas, muletas, entre outras necessidades.

Atualmente, a presidente da AVOSC é a Srª. Nanci Fernandes Loureiro e a vice-presidente desde julho de 2022 é a Srª. Aparecida Regina Ramos Santos, que assumiu o cargo devido ao falecimento do vice presidente anterior, Sr. Jairo Francisco de Paula Eduardo Filho. A AVOSC é uma grande parceira nos projetos de humanização hospitalar da Santa Casa de Santos.

Voluntariado da Comissão de Controle da Qualidade – C.C.Q. (Verdinhos)

A história do grupo de voluntários da Comissão de Controle da Qualidade – C.C.Q. teve início em fevereiro de 2002, com a oficialização do voluntariado da C.C.Q e a definição do objetivo para atuar basicamente na área da qualidade do hospital. Neste início, os voluntários da C.C.Q. eram integrados à AVOSC (amarelinhas).

Já em 2004, com o crescente aumento das atividades, foi criado o grupo específico denominado “verdinhas”, nome também atribuído a cor do uniforme.

O trabalho do voluntariado da C.C.Q. tem como um dos principais objetivos assegurar índices satisfatórios na prestação dos serviços hospitalares.

Nas visitas aos pacientes, os voluntários levam solidariedade e humanismo, e os incentivam a preencher a Ficha de Avaliação de Satisfação do Cliente, que também pode ser acessada pelo QR Code em algumas das unidades de internação.

O voluntariado da CCQ tem como meta proporcionar as condições para o bem-estar do paciente no hospital, pois em muitas circunstâncias apenas uma palavra amiga e o calor humano são o que mais importam.

Em março de 2022, o grupo completa 20 anos de atividades ininterruptas em benefício da Santa Casa de Santos.

Atualmente, a presidente da Comissão de Controle da Qualidade é a Sra. Eliana Lopes Feliciano e a coordenadora a Sra. Leonice Martins França Gabriel.

PASTORAL DA SAÚDE – Diocese de Santos (Azuizinhos)

Os voluntários "azuizinhos", como são conhecidos os integrantes da Pastoral da Saúde, devido a cor do uniforme e para diferenciar dos demais grupos de voluntários, prestam atendimento religioso aos pacientes da Santa Casa de Santos há mais de 30 anos.

Eles realizam um trabalho de escuta e aconselhamento religioso, além de levar a comunhão, realizar batismos e unções dos pacientes que desejarem.
Atualmente, a coordenadora diocesana é a Srª. Dirce José de Lima Souza, e o capelão é o Padre Oscar Vasconcelos de Souza Filho.

A sala da Pastoral da Saúde da Santa Casa de Santos fica na Capela Santa Isabel, com acesso externo pela avenida Francisco Manoel (rua do canal), e acesso interno pelo corredor do Banco de Sangue. A capela funciona de segunda a sexta, das 6h às 18h, e sábados e domingos, das 16h às 18h. As missas acontecem aos sábados e domingos, às 17h, com o Padre Oscar, e são abertas ao público.

Site: www.santacasadesantos.org.br/portal/

Facebook: www.facebook.com/irmandadesantacasadesantos/