Assistência multiprofissional e individualizada em momentos delicados amenizam desafios de pacientes com doenças graves e sem cura.
Cuidados Paliativos são uma abordagem de cuidado em saúde que visa melhorar a qualidade de vida de pacientes com doenças graves e incuráveis, minimizando seus sintomas, dor e estresse. O objetivo é proporcionar conforto, dignidade e bem-estar ao paciente e sua família.
Em abril deste ano, a cidade de Santos instituiu a Política Municipal de Cuidados Paliativos (Lei nº 4.465, de 11 de abril de 2024), e em maio foi instituída a Política Nacional de Cuidados Paliativos no âmbito do Sistema Único de Saúde (Portaria GM/MS nº 3.681, de 7 de maio de 2024), por meio da alteração da Portaria de Consolidação GM/MS nº 2, de 28 de setembro de 2017.
Desde agosto de 2024, a Santa Casa de Santos conta com uma equipe especializada em Cuidados Paliativos, formada por médico, assistente social, enfermeiros e psicólogo, atuando para garantir a melhor qualidade de vida possível, controlando sintomas e respeitando os desejos do paciente e seus familiares.
A equipe é coordenada pelo médico, Dr. Daniel Lustoza, e pela assistente social, Cláudia Jacob. Os profissionais da equipe são: Dr. Luiz Guerra (médico); Drª. Rita de Cássia Franco Etrusco (médica); Anelise Ornelas (psicóloga); Nadja Andrade (assistente social); Ingrid Capparelli (enfermeira); e Ana Lúcia Barreiros (enfermeira).
O atendimento consiste na realização de avaliações que acontecem por meio de pedidos de consultas e discussões de casos, para elaboração de planos de cuidado individualizados.
Palestra sobre Cuidados Paliativos
No dia 26 de novembro, às 8h30, o hospital receberá o Dr. Ricardo Tavares, referência em Cuidados Paliativos, para uma palestra sobre o tema e suas atualizações.
Acompanhe a Santa Casa de Santos pelos canais oficiais:
Site: www.santacasasantos.org.br
Instagram: @santacasadesantos
Facebook: https://www.facebook.com/irmandadesantacasadesantos/
Youtube: https://www.youtube.com/c/SantaCasadeSantos1543