Complexo de Radioterapia planeja primeira sessão pediátrica

Simulação do procedimento contou com envolvimento de equipe multiprofissional e durou cerca de 2 horas.

No dia 20 de dezembro, a Santa Casa de Santos realizou o primeiro planejamento pediátrico do Complexo de Radioterapia. Por ser um dos procedimentos mais delicados do serviço, que requer cuidado especial, foi realizada uma simulação com envolvimento da equipe multiprofissional, formada por anestesista e oncopediatra, além dos profissionais de enfermagem e equipe da Radioterapia.

No primeiro momento foi realizada a tomografia computadorizada, e as imagens adquiridas foram juntadas às imagens da ressonância magnética, onde foi feita a chamada fusão de imagens. Esta etapa é a mais importante e criteriosa, porque é quando se obtém a máxima precisão do tratamento.

Após esta parte, a equipe médica inicia o delineamento de todos os órgãos alvo a serem tratados, e das áreas que devem ser preservadas. Finalizado o planejamento da equipe médica, todos os dados são encaminhados à equipe de Físicas, que realizam o planejamento técnico, e emitem o planejamento final.

Neste caso em questão, a simulação durou cerca de 2 horas e o paciente ficou sedado durante todo o procedimento. No dia que a primeira sessão for programada, outra simulação deve acontecer antes de iniciar a terapia, para garantir a máxima eficácia do tratamento.

Radioterapia pediátrica

Nem sempre é necessária a sedação para a realização do planejamento. A conduta vai depender do perfil do paciente e avaliação da equipe médica e técnica.