Começa o PIP para PcD da Santa Casa de Santos

Programa de Inclusão Profissional para pessoas com deficiência teve início na sexta, dia 1/4, e contou com abertura do vice provedor Cacá Teixeira.

Na última sexta-feira, 1º de abril, foi realizada a abertura do PIP (Programa de Inclusão Profissional) para PCD, na Santa Casa de Santos. Os alunos que passaram no processo seletivo, começarão as aulas nesta quarta-feira, dia 6 de abril.

Na abertura, eles puderam conhecer outros colaboradores que atuam na Irmandade e um pouco da história do hospital. Para abrir a tarde de apresentações, o vice-provedor Cacá Teixeira e o Diretor de Apoio, Octávio Tavolaro destacaram a importância da capacitação para o desenvolvimento dos alunos e a oportunidade de novos caminhos para inserção no mercado de trabalho.

A primeira apresentação foi da Analista de RH Gabrielly Santiago, que está à frente da organização do curso, onde apresentou a história da Santa Casa de Santos e a importância da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Além disso, foi exposto o cronograma de aulas, com os nomes dos colaboradores do hospital que irão fazer parte das aulas durante os meses do curso.

Em seguida, a Assessora de Comunicação do hospital, Vanessa Gomes, iniciou a palestra contando a sua história, de mais de 25 anos, como profissional PCD da Santa Casa de Santos, inspirando todos os alunos e explicando que: “A minha deficiência não me define. Não podemos nos limitar, ou achar que somos menos do que os outros esperam”. Além disso, mostrou como foi criado o Departamento de Comunicação, como é a atuação do setor hoje e também alguns trabalhos já realizados pelo departamento, como vídeos e comerciais.

O profissional de T.I Caio Henrique, também colaborador PCD da Santa Casa de Santos, fez uma apresentação na abertura do PIP. Ele falou como se empenhou em estudar e ter força de vontade para crescer dentro da área de atuação. Os alunos puderam tirar várias dúvidas sobre a carreira dos profissionais e se inspiraram em crescer dentro do mercado de trabalho.

A convidada externa, Ângela Faustino, que foi colaboradora da Irmandade no setor de RH por mais de 20 anos, teve uma participação especial na abertura do PIP. O tema da palestra foi: “Qual é o seu projeto profissional? ”, alimentando vários questionamentos dos alunos a respeito da carreira profissional. Ângela respondeu várias dúvidas dos alunos sobre estudos e futuro profissional.